Topo

Caio Jr 'esquece' Barcelona e monta primeiro Grêmio de 2012 com 3 volantes

Primeiro time do Grêmio montado por Caio Júnior em 2012 com 3 volantes e Miralles - Marinho Saldanha/UOL Esporte
Primeiro time do Grêmio montado por Caio Júnior em 2012 com 3 volantes e Miralles Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

Marinho Saldanha

Do UOL, em Bento Gonçalves

09/01/2012 10h51

A ideia de 'Barcelonizar' o Grêmio, exposta por Caio Jr, deve demorar um pouco a acontecer. O terceiro treinamento com bola no quarto dia de pré-temporada mostrou o primeiro time titular de 2012. Caio, nesta segunda-feira, comandou um coletivo em campo reduzido e postou a equipe com três volantes. Nada parecido com o modelo espanhol. Dos oito contratados, somente dois estiveram no time principal, que perdeu para o reserva por 2 a 0. Foram eles: Kleber e Léo Gago.

  • Marinho Saldanha/UOL Esporte

    Miralles foi usado como atacante, mas pouco tocou na bola no primeiro coletivo do Grêmio de 2012

A formação tática adotada foi o 4-4-2, com o meio-campo postado em losango. A equipe principal teve: Victor; Mário Fernandes, Saimon, Vilson e Julio Cesar; Fernando, Fábio Rochemback, Léo Gago e Douglas; Kleber e Miralles.

Kleber esteve com liberdade para atuar pelos lados, como segundo atacante. Douglas se aproximava dele, do meio para a esquerda. Miralles foi fixado no meio, mas também pôde usar os flancos alternadamente.

A equipe suplente apontou: Marcelo Grohe; Gabriel, Grolli, Vilson e Bruno Collaço; Gilberto Silva, Marquinhos e Marco Antonio; Leandro, Felipe Nunes e Júnior Viçosa. Os reservas atuaram no 4-3-3 e tiveram melhor rendimento. Marco Antonio foi destaque com bons passes e um chute de longe que acertou a trave.

O time B esteve mais perto de ser "Barcelonizado" e apresentou armas ofensivas de qualidade. Sem lançamentos longos, passes de parte a parte, paciência, tudo solicitado foi evidente no time de baixo e faltou no de cima. O resultado indicou a melhor ação dos reservas.

Os gols saíram logo a 5 minutos, com Felipe Nunes, de voleio, e depois aos 25, com Júnior Viçosa, aproveitando cruzamento rasteiro, já que os por cima estão quase proibidos, de Leandro. Os titulares tiveram movimentação ofensiva menos eficaz e Miralles, por exemplo, tocou pouco na bola. A atividade teve duração de 30 minutos.

Marcelo Moreno não participou do treinamento. Por ter chegado depois do início da pré-temporada, ele se limitou a trabalhos físicos. Guilherme Biteco segue recuperação de lesão, enquanto Mamute, Edílson e os goleiros Matheus e Busatto também não estiveram no coletivo.

Em relação ao time do ano passado, somente quatro novidades: Miralles, Léo Gago, Vilson e Kleber. Os oito contratados podem virar sete, já que Sorondo voltou para Porto Alegre e com resultados de exames no joelho direito, que acabou se lesionando no domingo, seu vínculo será rompido automaticamente.

À tarde Paulo Paixão irá comandar treinamento físico na Associação Caça e Pesca, em Bento Gonçalves. Os treinamentos de pré-temporada duram até dia 14. Até lá, dois amistosos serão realizados. Na próxima sexta-feira contra o São Paulo local e no sábado contra o Flamengo do distrito de São Valetin. Ambos times são amadores da região.