Topo

Com 'atraso', Atlético-MG inicia pré-temporada com promessa de anunciar novidades

Meia argentino Escudero deve ser confirmado oficialmente como reforço do Atlético - Wesley Santos/Pressdigital
Meia argentino Escudero deve ser confirmado oficialmente como reforço do Atlético Imagem: Wesley Santos/Pressdigital

Do UOL, em Belo Horizonte

09/01/2012 06h00

‘Atrasado’ em relação aos seus principais adversários, o Atlético-MG inicia nesta segunda-feira a pré-temporada 2012 com a promessa de anunciar novidades para o elenco comandado por Cuca. A contratação meia argentino Escudero pode ser uma delas. Outra, a confirmação da permanência do volante Pierre, envolvido numa possível troca com Daniel Carvalho.

VOLANTE PODE SE REAPRESENTAR NESTA 2ª

  • Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

    Diretoria pode confirmar também a permanência de Pierre, que deve ser trocado por Daniel Carvalho

Indicado por Cuca, Pierre chegou ao clube mineiro no segundo turno do Brasileirão e teve participação fundamental na luta contra o rebaixamento. Apontado como responsável por melhor o setor defensivo atleticano, o volante pediu para ficar. O Palmeiras exigiu uma compensação e pode fechar com o meia-atacante Daniel Carvalho.

Com negociação adiantada, a diretoria pode anunciar Escudero, que defendeu o Grêmio em 2011 e pertence ao Boca Juniors. O meia viria para suprir uma possível saída de Daniel Carvalho, que tem contrato até maio e provavelmente, se não acertar com o Palmeiras, não terá o vínculo renovado.

Outra possibilidade de haver novidade nesta segunda-feira seria a chegada de um lateral esquerdo, cujo nome mais falado é o de Ávine, do Bahia. Porém, o diretor de futebol do Atlético, Eduardo Maluf, disse que a posição não é prioridade neste momento, uma vez que Cuca conta com Triguinho, que renovou contrato, o jovem Eron e o volante Richarlyson, que atua improvisado na função.

“Quando a gente vai falar em contratação, a gente vai em prioridades primeiro, e foi o que o Cuca me falou, ele falou ‘não precisa se preocupar num primeiro momento com lateral esquerdo, me atende nessas outras posições, e depois a gente vai analisar’. Para um primeiro momento, ele está tranquilo, ele tem esses três jogadores disponíveis e que jogam bem ali nessa posição”, observou o dirigente, em entrevista veiculada pela Rádio Itatiaia.

Segundo o dirigente, dos cinco pedidos feitos por Cuca, a diretoria conseguiu atender quatro. “Nós não conseguimos uma, dentro de todas. E eu brinco com ele, ele falou que foi a melhor férias dele, deixei ele tranquilo, os nomes estava definidos e com certeza vamos apresentar na segunda-feira”, afirmou Maluf.

A estratégia adotada pela diretoria para 2012 foi manter a base do ano passado e investir em poucas contratações. Até agora foram duas: o meia-atacante Danilinho, que defendeu o Atlético entre 2006 e 2008, e o volante Leandro Donizete, cedido pelo Coritiba, que levou em troca o meia-atacante Renan Oliveira.

Dois jogadores serão reintegrados ao elenco deste ano. O lateral direito Marcos Rocha, que defendeu o América-MG por duas temporadas, chega com o aval de Cuca e para brigar por posição no time. O meia Nikão, que passou por Vitória e Bahia, retornou ao clube e pode ter no clube mineiro.

Na outra ponta, a diretoria promoveu a saída de 15 jogadores, entre os quais aqueles que não estavam nos planos de Cuca e os que retornaram de empréstimo e também não seria aproveitados. Os primeiros a sair foram o goleiro Fábio Costa, que retornou ao Santos, o lateral esquerdo Leandro, o volante Gilberto e o atacante Magno Alves, cujos contratos não foram renovados.

Foram emprestados até agora os laterais Rafael Cruz (Atlético-GO), Felipe Cordeiro (Caldense), Guilherme Santos (Figueirense), o volante Toró (Figueirense), o meia Renan Oliveira (Coritiba) e o atacante Jheimy (Sport).

A diretoria acertou também a rescisão de contrato com o zagueiro equatoriano Jairo Campos, o volante Rafael Jataí, os meias Didira e Caio e o atacante Marquinhos Cambalhota.

A meta do Atlético é de entregar o grupo pronto para Cuca trabalhar na pré-temporada, porém é possível que ainda fiquem pendências tanto em relação à saída quanto à chegada de jogadores. A estreia do time no Campeonato Mineiro será no dia 29, contra o Boa Esporte, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas