Topo

Técnico do Ajax elogia Felipão e diz: "não vim para julgar o Palmeiras"

De Boer deve escalar Ajax com força máxima em amistoso contra o Palmeiras neste sábado - Alex Livesey - FIFA/FIFA via Getty Images
De Boer deve escalar Ajax com força máxima em amistoso contra o Palmeiras neste sábado Imagem: Alex Livesey - FIFA/FIFA via Getty Images

Vitor Pajaro

Do UOL, em São Paulo

09/01/2012 14h33

A delegação do Ajax já está em São Paulo para a disputa do amistoso deste sábado contra o Palmeiras no estádio do Pacaembu. Em entrevista coletiva, o treinador Frank de Boer exaltou o clube alviverde e elogiou Luiz Felipe Scolari, a quem considera um treinador de qualidade.

De Boer, que brilhou com a camisa do Ajax quando era jogador,  tratou de destacar o trabalho feito por Felipão e disse ter o treinador como uma de suas inspirações. “Claro que o conheço. Se eu fosse metade dele, já seria um grande treinador”, afirmou, lembrando que "seria burro caso não olhasse para o lado e visse o que os outros técnicos tem para oferecer".

O técnico do Ajax, no entanto, preferiu não comentar sobre a atual fase do Palmeiras. O clube paulista teve um desempenho discreto no último Campeonato Brasileiro (foi o 11º colocado). Com dificuldades para contratar reforços, a equipe ainda viu seus torcedores protestarem na última semana em frente ao centro de treinamento.

“Não vim aqui para julgar o Palmeiras. Trata-se de um grande time e não estou em posição de escolher. Sinto orgulho por enfrentá-lo e espero por um jogo eletrizante”, comentou o holandês, de 41 anos, ressaltando que não conhece muito dos jogadores brasileiros. "A Tv holandesa não transmite os jogos do Brasil. A única coisa que vi do Palmeiras foi um jogo contra o Santos", lembrou.

Mesmo desconhecendo o time brasileiro, o holandês lembrou das partidas que fez no Brasil e também dos confrontos contra a seleção brasileira. "Lembro-me de um jogo em que fiz meu primeiro gol contra na carreira, mas o duelo que mais me recordo foi a semifinal contra o Brasil em 98. Foi ali que apareci para mundo e vocês tinham Ronaldo e ele naturalmente fez um gol. Esse é um dos pontos altos da minha história", recordou.

Antes da entrevista, De Boer fez uma breve demonstração da estrutrura do clube holandês, e apesar de estar na Europa mostrou que na Holanda alguns dos problemas para montar uma equipe são parecidos com os do Brasil. "Creio que o jogador atinge seu melhor nível aos 26 anos, e muitos jogadores criados na base do Ajax deixam o time quando estão próximo disso, complicando o nosso trabalho", disse, dando como exemplo o lateral Heitinga, que, a época aos 25 anos, transferiu-se para o Atlético de Madri.

De Boer deve mandar força máxima a campo. O técnico pretende usar o amistoso como forma de preparar a equipe holandesa para o restante da temporada. “A ideia de fazer um jogo por semana me agrada. Será uma grande experiência para ver como o time atua quando enfrenta outros esquemas de jogo”, completou.

O Ajax terminou o primeiro turno do Campeonato Holandês na quarta posição com 33 pontos, cinco a menos do que o líder AZ. O torneio será retomado na próxima semana. O amistoso entre Palmeiras e o clube holandês será às 17h (horário de Brasília).