Ex-jogador Eric Cantona busca apoio para candidatura à Presidência da França
O ex-jogador francês Eric Cantona decidiu lançar uma campanha em busca de apoio para que possa se candidatar à Presidência da França nas próximas eleições. De acordo com o jornal Liberátion, Eric The King precisa recolher 500 assinaturas para entrar na corrida pelo Palácio do Eliseu.
Em carta publicada no jornal e dirigida às prefeituras, Cantona define-se como um “cidadão engajado”. Ele tem até fevereiro para viablizar a sua candidatura. O primeiro turno acontece em abril.
“Como os senhores sabem, além das atividades profissionais que me conduziram de uma carreira esportiva de alto nível até as atividades artísticas, sou um cidadão atento à nossa época, às oportunidades que ela oferece aos mais jovens –muito limitadas-, às injustiças que ela gera –muito numerosas, muito violentas, muito sistemáticas”, afirma.
Ele diz ainda que levará “uma mensagem simples, mas clara; de verdade, mas de respeito; solidária e poderosa”.
Cantona jogou pelo Manchester United entre 1992 e 1997, quando marcou 64 gols em 144 jogos e colecionou polêmicas dentro de campo. Ele é o autor de uma das cenas mais bizarras do futebol. Em 1995, após ser expulso por uma entrada violenta em um jogador do Crystal Palace e receber xingamentos da torcida rival, deu uma voadora em um torcedor.
Esta não é a primeira vez que Cantona chama a atenção para suas atividades políticas. Segundo a BBC, em 2010, ele pediu para os franceses encerrarem suas contas bancárias em protesto contra a crise financeira global.
Desde que parou de jogar, Cantona estrelou diversos filmes. Seu maior sucesso foi pela participação em “À Procura de Eric”, dirigido pelo cineasta britânico Ken Loach e indicado à Palma de Ouro em 2009.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.