Topo

Jogo na Holanda remarcado após agressão terá apenas crianças nas arquibancadas

Goleiro do Alkmaar, Esteban Alvarado, chuta invasor antes de ser expulso na Holanda - Reuters
Goleiro do Alkmaar, Esteban Alvarado, chuta invasor antes de ser expulso na Holanda Imagem: Reuters

Das agências internacionais

Em La Haya (Holanda)

10/01/2012 18h38

A Federação Holandesa de Futebol (KNVB) informou nesta terça-feira que o confronto remarcado entre Ajax e AZ Alkmaar, pela Copa da Holanda, no dia 19 de janeiro, terá apenas crianças nas arquibancadas.

O duelo foi interrompido em dezembro após um torcedor do Ajax invadir o gramado para tentar agredir o goleiro costarriquenho do AZ, Esteban Alvarado.

“Foi decidido que o acesso será permitido somente para crianças menores de 12 anos”, disse a federação em comunicado. Anteriormente, a entidade havia anunciado que o duelo seria realizado com os portões fechados.

O duelo do dia 21 de dezembro de 2011 foi interrompido após a tentativa de agressão do torcedor de 19 anos. Com o garoto caído no chão, Esteban revidou com socos e pontapés e acabou expulso pelo árbitro da partida. Alegando que a integridade física dos seus jogadores estava em risco e revoltado com o cartão vermelho, o técnico do AZ, Gertjan Verbeek, retirou seu time de campo. O placar mostrava 1 a 0 para o Ajax.

A justiça holandesa decidiu no final de dezembro que o torcedor ficará 30 anos impedido de frequentar estádios de futebol e também reiniciar o duelo desde o começo. Além disso, a federação multou o time de Amsterdã em 10 mil euros (R$ 23 mil) e com uma partida sem público. Já o goleiro do AZ teve a sua expulsão anulada.

Em setembro, algo semelhante aconteceu na Turquia. Preocupado com a violência durante os seus jogos, o Fenerbahce decidiu abrir os portões do jogo contra o Manisaspor apenas para mulheres e crianças. O público total foi de mais de 41 mil pessoas.