Topo

Sem Rochemback, Caio Jr procura características para 'capitão ideal' do Grêmio

Com cara de mau, capitão Rochemback chega a Bento mas pode perder posto - Marinho Saldanha/UOL Esporte
Com cara de mau, capitão Rochemback chega a Bento mas pode perder posto Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

Marinho Saldanha

Do UOL, em Bento Gonçalves (RS)

11/01/2012 06h01

A braçadeira de capitão do Grêmio tende a ficar sem dono no início de 2012. Fábio Rochemback foi preterido no treinamento que mais agradou Caio Júnior até agora na pré-temporada. O treinador admite buscar o dono ideal para o artefato que transforma um simples atleta no representante direto do comando.

Vários jogadores que estão no elenco já tiveram a honra de receber a braçadeira de capitão. Victor, Gabriel, Gilberto Silva, Douglas e, por último, Rochemback. O volante tem tal posto há mais de um ano.

Porém, o início dos trabalhos do técnico Caio Júnior mostrou que Rochemback não está no time titular. Após começar as atividades com três volantes, incluindo 'Roca', o comandante de campo optou por o sacar e colocar Marco Antonio, numa atividade que teve rendimento aprovado.

"Não tenho ainda a necessidade de decidir quem será o capitão. Não gostaria de ter somente um, mas 5, 6, 10 líderes o grupo. Assim teremos gente suficiente para puxar para cima", explicou Caio Júnior.

Analisando o elenco de 29 jogadores atrás de seu representante, Caio explicou que três coisas são necessárias para o capitão ideal: voz de comando, ser exemplo e conhecimento tático.

"O ideal é ter um jogador que entenda taticamente como o time deve se postar. Além disso tem que ter voz de comando e ser exemplo de profissionalismo para os outros. E voz de comando não quer dizer, por exemplo, falar forte. O Gilberto Silva, por exemplo, é um grande líder, quase calado. No Botafogo eu tinha o Renato, que era um grande líder e não falava muito", disse o técnico.

A escolha do novo capitão, ou a permanência de Rochemback tem data para acontecer: dia 21 de janeiro, quando o time tricolor disputa a primeira partida oficial da temporada, contra o Lajeadense, em Porto Alegre. Ainda durante a pré-temporada, dois amistosos serão realizados. Na sexta-feira o adversário será o São Paulo local, e no sábado o Flamengo de São Valentin.