Topo

Com defesa sob suspeita, Grêmio encara São Paulo genérico em 1º amistoso do ano

Time do Grêmio está com a defesa sob suspeita depois de uma série de tropeços  - Marinho Saldanha/UOL Esporte
Time do Grêmio está com a defesa sob suspeita depois de uma série de tropeços Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

Marinho Saldanha

Do UOL, em Bento Gonçalves (RS)

13/01/2012 06h00

A defesa titular do Grêmio é o principal ponto de interrogação do time durante a pré-temporada. Derrotas em série para os reservas em coletivos e muitos gols sofridos deixam o setor de retaguarda sob suspeita. Nesta sexta-feira, às 17h30, os azuis enfrentam o São Paulo de Bento Gonçalves, time amador de um bairro da cidade. Caio Júnior poderá observar atentamente como os defensores irão se comportar contra uma equipe desconhecida.

A partida ocorrerá no estádio do adversário, no bairro do Borgo, na serra gaúcha. O evento abre a série de amistosos. O segundo será no dia seguinte, contra o Flamengo de São Valentin, distrito da cidade. A tendência é que o acanhado estádio esteja lotado.

Para começar bem o ano, o Grêmio precisa quebrar a marca que a defesa aponta até o momento. Em quatro coletivos, três vitórias dos reservas e seis gols sofridos. O primeiro foi 2 a 0 para o time de baixo, o segundo 2 a 1, no terceiro os titulares venceram por 1 a 0, já no último, o 2 a 1 para os reservas voltou a acontecer. Em média, a retaguarda gremista é vazada 1,5 vezes por treino.

Saimon e Vilson, dupla titular, são os únicos remanescentes de 2011. Os outros zagueiros foram liberados e acertaram saída. A pressão aumentou ainda mais quando Sorondo se lesionou. O uruguaio teve contrato rescindido e Naldo foi contratado às pressas. Mário Fernandes segue pela direita, Julio Cesar na esquerda e Victor é o goleiro. Ou seja, o setor tem peças que poderiam ser utilizadas já ano passado.

Dos nove contratados, sendo que somente oito seguem no clube, quatro estarão em campo: Marco Antonio, Marcelo Moreno, Kleber e Léo Gago. A formação utilizada será o 4-4-2, com dois armadores e dois volantes. Após um primeiro treinamento com três atletas defensivos no meio, Caio Júnior mudou de ideia e agora pretende equilibrar o setor.

A formação gremista terá: Victor; Mário Fernandes, Vilson, Saimon e Julio Cesar; Fernando, Léo Gago, Marco Antonio e Douglas; Kleber e Marcelo Moreno.

O segundo tempo deve apontar mudanças. Toda equipe reserva tende a participar do jogo. Os destaques, até agora, das atividades geram grande expectativa. São eles: Douglas Grolli, Felipe Nunes, Gabriel e Fábio Rochemback. Os dois últimos, experientes, tentam a cada momento dar argumentos para reaver condição de titular.

A pré-temporada gremista irá se encerrar após os dois jogos amistosos. No sábado à noite os atletas retornarão para a capital gaúcha. Depois de um domingo de folga, porém, eles precisam se reapresentar e iniciar regime de concentração mesmo estando em Porto Alegre. O primeiro compromisso oficial será dia 21, às 21h, contra o Lajeadense, na abertura do Campeonato Gaúcho.