Topo

Mancini preserva trabalho de 2011, mas quer observar "caras novas" do Cruzeiro em 1º coletivo

Montillo é presença garantida no meio-campo do Cruzeiro no coletivo deste sábado - Pedro Vilela/Vipcomm
Montillo é presença garantida no meio-campo do Cruzeiro no coletivo deste sábado Imagem: Pedro Vilela/Vipcomm

Guyanne Araújo

Do UOL, em Belo Horizonte

14/01/2012 06h01

Os 1.500 primeiros torcedores do Cruzeiro, que comparecerem à Toca da Raposa I, neste sábado, às 16h, levando produtos de limpeza e de higiene pessoal, terão a oportunidade de ver a ‘primeira montagem’ do time titular do técnico Vágner Mancini para esta temporada. Segundo o treinador, a equipe será uma mistura entre remanescentes de 2011 e jogadores que foram contratados agora. O meia Montillo, pretendido por Corinthians e São Paulo, estará presente na atividade.

  • Washington Alves/Vipcomm

    Vágner Mancini acena com muitas alterações no 1º coletivo do Cruzeiro, para fazer suas observações

“Será um time um pouco mesclado, com algumas peças que vinham jogando, com outras que chegaram agora, e a ideia é ir formando um esboço daquilo que deve ser, mas eu vou mexer bastante ainda, ver se os atletas que chegaram agora me dão algum tipo se um casa bem com o outro”, comentou Vágner Mancini.

Segundo ele, nessa fase do ano é preciso mudar bastante. “Para sentir e tentar tirar o mais rápido possível esse tipo de informação, porque passa a ser valiosa”, destacou o treinador cruzeirense, que não deu postas dos titulares que serão mantidos e dos novos contratados que poderão começar o coletivo como titulares.

Embora acene com uma mescla, Mancini dá a entender que o time titular, neste sábado, terá um número maior de remanescentes. “Seria incoerente a gente de repente mudar tudo, não é pelo fato de ter tido um péssimo final de ano que mostra que tudo tenha que ser mudado, acho que há sequência natural, aquela base de conjunto deve permanecer, mas há a necessidade de dar a oportunidade a esses atletas que estão chegando”, observou.

Segundo Vágner Mancini, é importante também dar chance às ‘caras novas’, referindo-se aos contratados. “Se vieram é porque mostraram que poderiam jogar no Cruzeiro, então aos poucos vamos tentar achar a equipe ideal”, analisou o treinador. O Cruzeiro tem um amistoso marcado para o dia 22 próximo, contra o América-MG, em Uberlândia.

Até o momento, o Cruzeiro oficializou oito contratações: zagueiros Thiago Carvalho e Mateus, lateral direito Jackson, lateral esquerdo Gilson, volantes Amaral, Rudnei, Diego Arias e Marcelo Oliveira, além do lateral direito Marcos, que estava emprestado ao Bahia.

Entre os jogadores que deixaram o Cruzeiro, as principais perdas foram no meio-campo, com as saídas dos volantes Fabrício, Marquinhos Paraná e Charles. Outros atletas que não continuaram na Toca da Raposa II são o lateral direito Vítor, o zagueiro Naldo e o atacante Ortigoza.

Mancini espera ter um time com mais velocidade. “O que eu espero que seja dinâmico, que marque, saia de trás, chegue à frente, uma maneira de jogar mais rápida, com mais agressividade, mais velocidade”, afirmou. “O Marquinhos Paraná e Fabrício foram ícones aqui durante muito tempo, mas havia necessidade de se alterar, já que tínhamos a chance, optamos por atletas de uma maneira de jogar diferente, de biótipo mais longilíneo, a gente quer dar mais velocidade a equipe”, complementou.