Topo

Palmeiras abre era pós-Marcos e tenta driblar pressão da torcida contra o Ajax

Jogadores do Palmeiras realizam treino durante a pré-temporada antes de amistoso - Jefferson Coppola/Folhapress
Jogadores do Palmeiras realizam treino durante a pré-temporada antes de amistoso Imagem: Jefferson Coppola/Folhapress

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

14/01/2012 06h02

O Palmeiras começa sua temporada 2012 oficialmente neste sábado, no Pacaembu, de um jeito diferente. Será o primeiro compromisso da era pós-Marcos contra uma equipe estrangeira, o Ajax-HOL. Mas a principal missão é a mesma do ano passado: driblar a pressão da torcida.

  • Jefferson Coppola/Folhapress

    Técnico do Ajax Frank de Boer mostra que não esqueceu como se joga e cabeceia em treino

A equipe já inicia a temporada convivendo com a insatisfação da torcida. Por isso, o time precisa mostrar serviço mesmo sem ter o elenco fechado e as condições físicas ideias com apenas dez dias de trabalho.

“Claro que seria ruim perder. O Brasil todo vai estar assistindo e temos que fazer um bom papel. Não vamos estar no nosso melhor, a perna vai estar um pouco pesada, mas a gente tem que passar por cima disso. Fazer uma boa estreia será fundamental. Por ser o primeiro jogo, não sei se o resultado vai ter muita importância, mas vai ser chato se perdermos", disse Ricardo Bueno.

Logo no dia da reapresentação do elenco, os torcedores fizeram um protesto em frente à Academia de Futebol contra a diretoria pela falta de contratações. Até o dia 4 de janeiro, o clube só havia anunciado o lateral Juninho. Mas a irritação vem desde o ano passado diante da campanha pífia da equipe no Campeonato Brasileiro que chegou a ficar dez jogos sem vencer e a lutar contra o rebaixamento.

AMISTOSO PALMEIRAS X AJAX

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

Horário: 17 horas (de Brasília)

Transmissão: TV Bandeirantes

Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (SP)
Ingressos:

Até a noite de sexta-feira, foram vendidos 18 mil ingressos. Os bilhetes de Arquibancada Verde e Amarela estão esgotados. Neste sábado, as vendas acontecem no Palestra Itália, das 10h às 15h, e no Pacaembu, das 10h até o intervalo.

Apesar das cobranças, o jogo será festivo. O time prestará uma homenagem a Marcos, que deu sua entrevista de despedida dos gramados na última quarta-feira. Os jogadores usarão uma camisa com o rosto do ídolo e o nome ‘São Marcos’ escrito nas costas. Além disso, vão levar uma faixa e estendê-la no centro do gramado.

O adversário também merece atenção especial. Treinado por Frank de Bouer, que enfrentou o Brasil na semifinal da Copa do Mundo de 1998, o time mostra que está levando o compromisso a sério. Durante toda a semana, realizou atividades desgastantes sob o sol escaldante do verão brasileiro na Academia de Futebol. Ainda chamou a atenção pelo treino de toque de bola com rápida troca de passes para escapar da marcação adversária.

A equipe de Felipão não deve trazer muitas novidades. Os recém-chegados Daniel Carvalho e Adalberto Román ainda não atingiram a forma física ideal e devem ficar fora do jogo. Dentre os novatos, apenas o lateral esquerdo Juninho deve ser aproveitado.

O meia Patrik passou a semana com dores musculares e também é dúvida. Valdivia será a grande expectativa. Dessa forma, os titulares devem ser: Deola; Cicinho, Leandro Amaro, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Tinga e Valdivia; Luan e Ricardo Bueno.