Topo

Renan vira mentor precoce dos goleiros do Inter e mira 2012 mais tranquilo

Aos 26 anos, Renan vira conselheiro para Muriel, Agenor e Alisson; goleiros mais novos do Inter - Divulgação/Trato.TXT
Aos 26 anos, Renan vira conselheiro para Muriel, Agenor e Alisson; goleiros mais novos do Inter Imagem: Divulgação/Trato.TXT

Jeremias Wernek

Do UOL, em Gramado (RS)

14/01/2012 12h27

No quarteto de goleiros do Inter para 2012, todos são oriundos das categorias de base do clube. Naturalmente, o mais velho acumula o papel de mentor para os novatos. O detalhe é que o mais experiente neste grupo é Renan, de 26 anos. Um orientador precoce e que busca uma temporada bem mais tranquila. Dentro e fora de campo.

Muriel, titular da camisa um, tem 24 anos. Agenor, terceiro goleiro, 22. E Alisson, promovido neste mês para  a equipe principal, recém completou a maioridade.

“Eu brinco com eles que há pouco era minha primeira pré-temporada. E a diferença era enorme com Clemer e André. Agora estou do outro lado da moeda. Ainda bem que a diferença de idade ainda é pouca”, disse Renan, em tom descontraído.

A leveza de Renan até poderia ser encarada como surpreendente. Afinal de contas, ele encerrou o ano passado revezando o status de reserva de Muriel. Nem sendo relacionado para algumas partidas. E ainda vem se recuperado da perda traumática dos pais, após um acidente de carro.

Sua permanência no colorado, após um ano de empréstimo junto ao Valencia-ESP, passa exatamente pela dificuldade pessoal. E a meta para a nova temporada também é superar de vez o caso.  Por isso o cargo de mentor tem gosto especial.

“Fico feliz de estar com esse papel de ajudar, de passar alguma coisa para os mais novos”, comentou o goleiro, que disputou os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

Com contrato até o final deste ano, Renan espera uma nova chance como titular. Mas elogia o atual camisa um, como manda a cartilha do bom mentor.

“Eu trabalho com respeito, o Muriel terminou bem a temporada. Ele viveu um grande momento. Eu estou tentando como fazer as coisas bem feitas, algo que não consegui durante muito tempo. A chance vai aparecer, não só para mim, mas para todos”, finalizou.