Topo

Eficiência de Kleber, do Inter, é exemplo para Carlos César aprimorar cruzamentos

Carlos César, junto com Cuca, quer aprimorar seus cruzamentos para se destacar - Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Carlos César, junto com Cuca, quer aprimorar seus cruzamentos para se destacar Imagem: Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

17/01/2012 09h00

O lateral esquerdo Kleber, 31 anos, do Internacional, é o exemplo que Carlos César, que também joga pelo lado do campo, mas na direita, tenta seguir dentro de campo, especialmente no que diz respeito à eficiência dos cruzamentos. Sete anos mais novo, o jogador do Atlético-MG quer utilizar a pré-temporada para aprimorar o acerto nesse fundamento e fazer um diferencial ao longo deste ano.

C. CÉSAR SEGUE EXEMPLO DE KLÉBER

Carlos César
Carlos César
Clube: Atlético-MG
Posição: Lateral-direito
Kléber
Kléber
Clube: Internacional
Posição: Lateral-esquerdo
16Bolas recebidas31,1
3,1Bolas perdidas2
35Cruzamentos130
5Cruzamentos certos32
30Cruzamentos errados98
14,3Cruzamentos (%)24,6
5,5Desarmes12,1
1,5Finalizações0,5
82,2Aprov. de passes83,4

“Não adianta chegar de trás tabelando com qualidade e quando estiver no fundo não servir bem aos companheiros. Tenho de me espelhar em jogadores que fazem isso muito bem, como o Kleber, lateral do Internacional”, contou Carlos César, de 24 anos, que disputa a condição de titular diretamente com Marcos Rocha, que voltou ao Atlético após atuar emprestado em 2011 pelo América-MG.

Para Carlos César, que chegou ao Atlético para a reta final do Brasileirão de 2011, ter um bom cruzamento é fruto de treinamento. “É preciso saber fazer a cavadinha, saber onde o atacante vai se posicionar, então, isso só vai aprimorar com os treinos e fazer com que você chegue no jogo e possa servir bem aos companheiros”, observou o lateral, à Rádio Itatiaia.

E os números do Datafolha relacionados ao Brasileirão passado mostram que Carlos César está certo em se espelhar em Kleber. O percentual de acerto do experiente lateral colorado é bem superior ao do jogador atleticano: 24,6% e 14,3%, respectivamente.

Carlos César fez 12 jogos pelo Atlético e Kleber atuou em 31 partidas do Internacional. O jogador atleticano tem média de 2,9 cruzamentos por jogo, sendo 0,4 certos, enquanto o atleta, que já serviu à seleção brasileira, executou 4,2 cruzamentos em média, pelo time gaúcho, acertando 1 por compromisso.

Para Carlos César, os cruzamentos corretos poderão levá-lo no futuro a atual na Europa e a defender a seleção brasileira. “Trabalho sempre pensando em fazer bom trabalho, chegar ao fundo, dar assistência aos atacantes, ser destaque, para chegar à Europa, defender seleção brasileira, esse é o pensamento”, comentou.

Mineiro de Uberaba, Carlos César esteve no Criciúma, de Santa Catarina, entre 2003 e 2008. Depois disso, passou pelo Rio Claro (SP), Guarani de Campinas e Guarani de Divinópolis, antes de chegar ao Boa Esporte e ser contratado pelo Atlético-MG. Ele fez 12 jogos pelo time atleticano no Brasileiro e marcou um gol.