Topo

Dirigente do São Paulo confirma que Nilmar viria por doação de torcedores

Transferência de Nilmar, do Villarreal, seria viabilizada com ajuda dos torcedores são-paulinos - Miguel Riopa/AFP
Transferência de Nilmar, do Villarreal, seria viabilizada com ajuda dos torcedores são-paulinos Imagem: Miguel Riopa/AFP

Renan Prates

Do UOL, em São Paulo

24/01/2012 12h53

O vice-presidente de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes, confirmou a  noticia veiculada pelo UOL Esporte de que o atacante Nilmar, se tiver a sua transação confirmada, viria por doação de torcedores.

“Eles fazem a captação via internet, onde as pessoas que se interessam aportam recurso do seu interesse. Se o projeto for bem sucedido, aquele dinheiro que vem captado é recolhido, senão volta à disposição de quem o mobilizou”.

Segundo Jesus Lopes, o Villarreal já aceitou esse tipo de operação, que é chamada crowdfunding. Ainda não se sabe qual valor será arrecadado pelo clube espanhol, e se o São Paulo terá que desembolsar alguma quantia.

O dirigente do São Paulo ainda disse que, depois que o interesse do Tricolor em Nilmar foi noticiado, outros clubes do Brasil procuraram o Villarreal. "São sempre os mesmos. Um clube de São Paulo, um de Minas Gerais, um do Rio de Janeiro e um de Porto Alegre", citou Jesus Lopes, sem citar nomes. Especula-se que sejam Palmeiras, Atlético-MG, Fluminense e Inter. 

O UOL Esporte noticiou no último sábado que a opção que surgiu para o São Paulo viabilizar o negócio vem de uma sigla estrangeira: o MOP (My Own Player: Meu Próprio Jogador, em português).

O MOP é um modelo chamado crowdfunding ou “financiamento pela multidão”, em que várias pessoas se unem e colaboram com pequenas quantias para viabilizar um projeto.

O Corinthians tentou a mesma estratégia para repatriar o volante Cristian, do Fenerbahce, mas o negócio não deu certo porque o clube turco não gostou de saber que o time alvinegro arrecadaria o dinheiro desta forma. Além disso, o jogador está em alta na Turquia.