Topo

Grêmio volta atrás e estuda reintegrar André Lima ao time principal

André Lima acabou o ano como titular, foi afastado, e será reintegrado pelo Grêmio - Edu Andrade/Agência Freelancer
André Lima acabou o ano como titular, foi afastado, e será reintegrado pelo Grêmio Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

24/01/2012 11h42

O Grêmio havia liberado o centroavante André Lima para procurar clube. O jogador se manifestou contra isso várias vezes e disse não entender porque não seria aproveitado. O tempo passou e o "Guerreiro Imortal" não se acertou com outra equipe. Agora, caso não haja transferência para o futebol chinês, o camisa 99 será reintegrado. O prazo estipulado para proposta asiática é esta quarta-feira. Se não se confirmar, André estará de volta na quinta.

Tal situação desagrada o diretor executivo de futebol, Paulo Pelaipe. Era ele o principal entusiasta da saída de André do clube. Porém, a falta de um centroavante de referência e a permanência do jogador no clube forçam o novo aproveitamento.

André fazia parte dos jogadores 'indesejados' que sequer se reapresentou com os demais para pré-temporada. Ele, inclusive, se negou a treinar no Olímpico com o resto dos afastados e ficou em uma academia se preparando para alguma transação. Não aconteceu, e agora, mesmo sem treinamentos de preparação para o ano, ele deve voltar.

Depende ainda de uma proposta do futebol chinês. Caso André não se confirme uma proposta para atuar na Ásia, ele ficará à disposição de Caio Júnior. O prazo para isto é quarta-feira. Se ele ficar, na quinta já treinará com o time principal.

Depois de acabar 2010 em alta, André Lima começou bem 2011, mas acabou lesionando o joelho nas finais do primeiro turno do Gauchão, precisou passar por cirurgia e ficou afastado dos gramados por cerca de quatro meses. De volta, a readaptação foi difícil, e o time tricolor não ia bem. Com 26 anos e 1,88 de altura, o camisa 99 do Grêmio marcou 14 gols em 38 jogos.

Ele acabou o ano como titular do time, mas esteve liberado para acertar com o Palmeiras na negociação envolvendo Kleber. Se sentindo desvalorizado, reclamou, e acabou afastado. Neste período de tempo esteve perto de acertar com o Vasco, mas também não concluiu negociações.

A turma dos afastados ainda tem: Lúcio, Leandro Lessa, Bergson, Thiego, Mateus Magro e Spessatto. Trabalhando separado dos demais, eles aguardam proposta para deixar o clube portoalegrense.