Topo

Corinthians e Fluminense fazem final e desafiam ostracismo da base nos últimos anos

Narciso conversa com Denner, lateral elogiado pelo técnico Tite - Jorge Araujo/Folhapress
Narciso conversa com Denner, lateral elogiado pelo técnico Tite Imagem: Jorge Araujo/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

25/01/2012 06h00

A decisão da Copa São Paulo de 2012 colocará frente a frente os dois maiores campeões da história da competição. Nesta quarta-feira, às 10h, os garotos de Corinthians e Fluminense se enfrentam no Pacaembu tentando uma vaga nos elencos profissionais de seus clubes. Apesar do grande número de títulos que ostentam na base, os dois times não vêm conseguindo aproveitar os jogadores que formam.

OS MAIORES CAMPEÕES DA COPINHA

Corinthians7 títulos
Fluminense5 títulos
Internacional4 títulos
Atlético-MG e São Paulo3 títulos

Sete vezes campeão, o Timão, que foi campeão brasileiro em 2011, teve Julio Cesar como representante solitário da base no time titular. O goleiro teve a companhia de Danilo Fernandes, seu reserva, em alguns jogos. Foram os dois únicos jogadores revelados pelo Corinthians que foram regularmente relacionados pelo técnico Tite na campanha do penta.

Para a temporada 2012, o time paulista se reforçou ainda mais, principalmente no ataque: contratou o meia Vitor Júnior e os atacantes Gilsinho e Elton. Além disso, trouxe de volta o centroavante Bill, que foi emprestado ao Coritiba no ano passado. Mesmo assim, Tite ainda enxerga lacunas no plantel que podem ser preenchidas com destaques da Copa São Paulo.

“Nós temos um grupo que está repondo algumas peças que saíram, caso de Morais, Moradei e outros jogadores mais. Falta nessa recomposição um volante e a vinda de alguns atletas da base, que estão disputado a final. Exemplo: Denner e Marquinhos, que já trabalhavam conosco”, disse Tite, em entrevista ao UOL Esporte destacando o lateral esquerdo e o zagueiro titulares na Copinha.

Se precisar recorrer à base também para preencher a carência de volantes no elenco, o treinador pode promover também Gomes e Anderson, titulares do Timão na Copinha.

FRED ELEGE DESTAQUES DA COPINHA

  • Durante a vitória do Fluminense por 4 a 2 sobre o Desportivo Brasil, nas quartas de final da Copa São Paulo, Fred elogiou o lateral esquerdo Fernando, autor de dois gols na partida. O centroavante também exaltou o desempenho de Marcos Junio.

Já o Fluminense, cinco vezes campeão da competição, vive situação semelhante. A equipe carioca, que tradicionalmente revela muitos jogadores – Thiago Silva e Marcelo são exemplos recentes – conta com poucos produtos de sua base no elenco profissional. Digão e Wellington Nem, que atuou emprestado no Figueirense em 2011, são os principais nomes.

Porém, Sandro Lima, vice de futebol do Fluminense, aposta que os bons resultados recentes do Tricolor na base podem ajudar a mudar esse panorama. Além de chegar na final da Copa São Paulo, a equipe carioca ficou com o vice-campeonato do Brasileiro sub 20 de 2011.

“É um sinal de que o clube está trabalhando e pensando no futuro. Existe uma sintonia entre a base e os profissionais”, disse o dirigente, que aposta que revelações da Copinha serão promovidas a curto prazo.

“Temos exemplos como o Higor e o Marcos Junio, que em breve podem estar entre os profissionais”, completou.

CORINTHIANS X FLUMINENSE

Data: 25/1/2012 (quarta)
Horário: às 10h
Local: Pacaembu, em São Paulo
Transmissão na TV: Globo, SporTV, Rede Vida, ESPN, Band e Bandsports
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira
Auxiliares: Alberto Poletto Masseira e Luis Alexandre Nielsen

Corinthians
Matheus; Cristiano, Antonio Carlos, Marquinhos e Denner; Gomes, Anderson, Leonardo e Matheus; Giovanni e Douglas
Técnico: Narciso

Fluminense
Silézio; Fabio, Wellington, Leonardo e Fernando; Rafinha, Higor, Eduardo e Rafael Assis; Marcos Junio e Matheus
Técnico: Marcelo Veiga