Topo

André Lima supera críticas e volta ao grupo principal do Grêmio nesta quinta

André Lima marcou 14 gols na última temporada e será reintegrado nesta quinta-feira - Neco Varella/Agência Freelancer
André Lima marcou 14 gols na última temporada e será reintegrado nesta quinta-feira Imagem: Neco Varella/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

26/01/2012 10h01

O centroavante André Lima começou o ano no grupo dos indesejados do Grêmio. Afastado, ele se negou a se reapresentar depois dos demais e realizou treinamentos em uma academia de Porto Alegre. Sem negociação com outro clube, a pedido de Caio Júnior, ele será reintegrado ao time principal nesta quinta-feira. Em novo momento, André superou as divergências com a direção e já chega com chances de disputar posição.

O comando de futebol do Grêmio não apreciava a atuação do 'Guerreiro Imortal' dentro e fora de campo. Além de questionar o futebol, o clube considerava o excesso de 'marketing pessoal' um problema para André.

De fato, o jogador já levantou camisa de organizada ao marcar gol, se denomina 'Imortal' - apelido do Grêmio - e não cansa de buscar ganhar pontos com a torcida. Esta situação, inclusive, já causou problemas internos no elenco. Outros jogadores reclamaram da postura do camisa 99.

No entanto o Grêmio comercializa, até, um boneco do centroavante. Lançado em 2011, o objeto se refere ao melhor momento do jogador no time do Olímpico: o segundo semestre de 2010.

Nesta quinta André já deve estar de volta aos treinamentos normais. "Tivemos uma conversa com o técnico Caio Júnior e  não surgiu uma proposta oficial pelo André. Portanto ele será reavaliado e ficará à disposição", disse o diretor executivo de futebol gremista, Paulo Pelaipe.

"Sou admirador das características dele. É um jogador de área, taticamente inteligente. Ele voltará e será útil, até porque é quem, hoje, mais se parece com o Marcelo Moreno", acrescentou o técnico Caio Júnior.

André Lima já chega na hierarquia de atacantes do Grêmio tendo somente os titulares em sua frente. Com as cobranças públicas a Miralles, André é o terceiro na fila para entrar. Kleber e Moreno os titulares, e já na sequência ele. Depois Leandro, Yuri Mamute, Miralles e Júnior Viçosa - que sobra até do time reserva nos treinamentos.

Depois de acabar 2010 em alta, o atacante começou bem 2011, mas acabou lesionando o joelho nas finais do primeiro turno do Gauchão, precisou passar por cirurgia e ficou afastado dos gramados por cerca de quatro meses. De volta, a readaptação foi difícil, e o time tricolor não ia bem. Com 26 anos e 1,88 de altura, o camisa 99 do Grêmio marcou 14 gols em 38 jogos.

Os atletas tem reapresentação marcada para esta quinta-feira. A tendência é que André faça seu primeiro treino com o time principal neste ano. Sem realizar pré-temporada, ele ainda precisará de um processo de readaptação física para jogar. O próximo compromisso do Grêmio é no domingo, às 17h, contra o Juventude, fora de casa.