Topo

Campeões, jovens do Corinthians aguardam 'sim' de Tite; veja quem pode subir

Dois deles subirão: Marquinhos e Denner. Outros 3 devem ser promovidos - Fernando Donasci/UOL
Dois deles subirão: Marquinhos e Denner. Outros 3 devem ser promovidos Imagem: Fernando Donasci/UOL

Bruno Thadeu

Em São Paulo

26/01/2012 10h00

O Corinthians conquistou a Copa São Paulo com uma campanha impressionante: venceu os oito jogos, com 30 gols pró e apenas 2 contra. A exibição do time na vitória sobre o Fluminense, 2 a 1, quarta, no Pacaembu, foi assistida por Tite. O treinador disse ser cedo para avaliar quantos subirão ao profissional, mas estuda a possibilidade de aproveitar quatro ou mais atletas neste começo de ano.

O zagueiro Marquinhos, o lateral esquerdo Denner, o volante Gomes e o meia Matheuzinho treinaram no time de cima no ano passado. Marquinhos e Denner já foram avisados de que retornarão ao profissional.

"O Denner vem sendo trabalhado há um ano. Jovem, com percepção tática interessante. Ele aprendeu a marcar baixando a bunda, o centro de gravidade. Também aprendeu a bola diagonal, para cobrir o cabeceio".

Confira as chances dos principais atletas no time de cima.

Denner
Lateral esquerdo. Já vem sendo trabalhado por Tite desde o ano passado. Receberá 10 dias de folga e depois passará a treinar em definitivo no profissional. Ele já havia sido testado com os principais jogadores em 2011.
Marquinhos
Outro que passará a treinar com o elenco profissional em definitivo. Marquinhos recebeu a aprovação de Tite principalmente após a boa exibição da defesa alvinegra na Copa São Paulo: apenas 2 gols sofridos em 8 jogos.
Gomes
Volante foi elogiado por Tite durante os jogos da Copinha. Gomes tem um ponto a favor: elenco principal do Corinthians está carente de volante. A contratação de Cristian não vingou, sobrando espaço para o jovem.
Antonio Carlos
Não apenas os dois gols marcados na decisão contra o Fluminense contribuíram para Antonio Carlos. A liderança do jovem e os problemas na zaga do elenco de cima podem abrir espaço para Antonio Carlos.
Giovanni
Meio-campista é elogiado pelo técnico Narciso, da base, por dar qualidade na saída de bola. Giovanni fez boa apresentação na final contra o Fluminense e deve ter chance no profissional.
Douglas
Douglas é um tanque na área. Robusto, não à toa é comparado ao atacante Adriano Imperador. Douglas fez três gols na semifinal. Mas o excesso de opções no elenco de Tite acaba obstruindo o acesso do jovem.
Matheuzinho
O meia já treinou no elenco principal em 2011 e fez boa participação na Copa São Paulo. O jovem, entretanto, tem a concorrência de Alex, Danilo e Vitor Júnior. Não deve ser aproveitado tão cedo no time de cima.
Matheus Caldeira
Goleiro fez três grandes defesas na final da Copa São Paulo, embora tenha falhado no gol. Seu problema é que o Corinthians contratou Cássio e tem ainda Julio Cesar e Danilo Fernandes na posição
Leonardo
Boa opção ofensiva na Copa São Paulo. Ainda demonstra imaturidade, apesar de bons lampejos. Não tem seu nome cotado por Tite para integrar o elenco principal.