Topo

Roberto Carlos diz que para de jogar em dezembro: "O corpo já não aguenta"

Lateral do Penta, Roberto Carlos brilhou em grandes clubes do Brasil e Europa - AFP
Lateral do Penta, Roberto Carlos brilhou em grandes clubes do Brasil e Europa Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

30/01/2012 09h09

Aos 38 anos, sendo 22 atuando nos gramados, Roberto Carlos confessou que deve se aposentar no final deste ano. Atleta do Anzhi Makhachkala, da Rússia, o lateral do penta e de clubes como Palmeiras, Real Madrid e Corinthians afirmou que o corpo já não aguenta mais.

"Chegou o momento de pendurar as chuteiras. Meu corpo começa a não aguentar mais tanto trabalho físico, viagens, hotéis”, disse o atleta ao jornal Marca nesta segunda-feira, 30.

E apesar de seu contrato com o time russo ir até junho de 2013, Roberto Carlos diz ter a opção de parar já em dezembro. “Depois disso seguirei no clube como ajudante do presidente Suleiman Kerimov, com quem tenho um contrato vitalício. Ele me pediu que o ajudasse a criar a estrutura do clube para os próximos 10 anos”.

Em solo russo há aproximadamente um ano, Roberto Carlos encerrará uma das carreiras mais bem-sucedidas do futebol brasileiro. Após início no União São João de Araras, o atleta atuou por Palmeiras, Inter de Milão, Real Madrid, Fenerbahçe e Corinthians antes de transferir-se para a Rússia, faturando títulos e marcando história, em especial no clube espanhol, onde levantou três Liga dos Campeões, dois Mundiais e quatro Campeonatos Espanhóis.

“Talvez o que eu mais lembre é de um jogo, pelo Real, no qual ganhamos o sétimo título da Champions League sobre a Juventus. Significou muito para mim e para o time, pois levantamos o troféu após 32 anos”, respondeu o atleta sobre sua melhor recordação como jogador citando ainda Vicente del Bosque e Fabio Capello como seus melhores treinadores.

Mas voltar ao Real Madrid como dirigente ainda não está nos seus planos. “Meu projeto com o Anzhi é de 10, 15, 20 ou 25 anos. Não posso dizer que nunca trabalharei no Real Madrid, mas agora recebi um projeto do Kerimov para tornar o Anzhi uma grande equipe”.

E dinheiro para fazer do clube russo um dos maiores do mundo não será um problema. Com fortuna estimada em 9 bilhões de dólares, Kerimov é um dos 100 homens mais ricos do mundo. Ele comprou o Anzhi em janeiro de 2011 e desde então investe fortunas.

“Ele é uma pessoa muito inteligente, sabe muito bem que terá que contratar para fazer o time crescer. Se pudesse contrataríamos o Messi, não teríamos nenhum problema para pagar sua rescisão. Temos dinheiro para contratar quem desejarmos”, finalizou o cada vez mais dirigente Roberto Carlos.