Topo

Colombianos recrutam modelos e exigem beleza como pré-requisito em time feminino

Divas conta com 42 jogadoras, entre 16 e 35 anos, e exige beleza como pré-requisito - AFP PHOTO/Raul ARBOLEDA
Divas conta com 42 jogadoras, entre 16 e 35 anos, e exige beleza como pré-requisito Imagem: AFP PHOTO/Raul ARBOLEDA

Das agências internacionais

Em Medellín (Colômbia)

08/02/2012 06h00

Uma equipe de futebol feminino formada apenas por beldades na Colômbia vem chamando a atenção na cidade de Medellín. Com modelos, apresentadoras de TV e belas estudantes, o elenco mostra habilidade com a bola e espera demonstrar que esporte e beleza podem caminhar juntos.  

Batizado de "Divas", o time participa apenas de exibições com fins beneficentes, geralmente para um público formado em sua maioria por familiares e amigos das atletas. Além da beleza, as jogadoras chamam a atenção por seus cuidados com o visual, adicionando maquiagem e acessórios ao uniforme da equipe.

“A maioria de nós joga maquiada, porque vem do trabalho, dos desfiles. Estamos penteadas, maquiadas e com unhas postiças”, disse à AFP a ex-modelo Luz Maria Díez, de 35 anos. “Mas levamos isto muito a sério. Meu marido não gosta de futebol. Já eu gosto desde pequena e agora é como um vício. Pudera ter começado antes”.


A ideia de formar um time de beldades surgiu há um ano e meio, com os irmãos Alejandro e Juan Felipe Duque, e rapidamente ganhou a aprovação das mulheres, com grande número de interessadas em participar dos jogos.

“Não temos tido problemas em recrutar jogadoras. Felizmente estamos em Medellín”, disse Alejandro, ressaltando a fama da cidade colombiana de contar com muitas mulheres bonitas.

“Algumas jogaram no colégio, mas a maioria não. Agora que os treinos são constantes, estão aprendendo muito”, comentou Juan Felipe, responsável pelos treinos. “São muito passionais quando gostam de algo”.

Atualmente as Divas contam com 42 jogadoras entre 16 e 35 anos, todas de Medellín. O principal pré-requisito exigido nas ‘peneiras’ realizadas pela equipe é a beleza das atletas, sendo que muitas candidatas já foram reprovadas por causa deste quesito.

“Houve uma época em que muitas de nós levávamos amigas que não se encaixavam no perfil, que é de garotas atraentes, delicadas, femininas e que gostem de futebol”, afirmou Díez, que disse esperar que a equipe ajude a acabar com a ideia de que as mulheres que jogam futebol são pouco femininas.