Topo

Com Rafael Tolói, Inter abre mão do plano de 'medalhões' e pode renovar o time

Aos 21 anos, zagueiro já está em Porto Alegre e deve ser anunciado nesta quarta-feira - Divulgação/Site Rafael Tolói
Aos 21 anos, zagueiro já está em Porto Alegre e deve ser anunciado nesta quarta-feira Imagem: Divulgação/Site Rafael Tolói

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

08/02/2012 06h01

O Internacional vai anunciar, até o começo da noite desta quarta, a contratação do zagueiro Rafael Tolói, egresso do Goiás. E com ele, muda o curso de seus planos recentes para reforçar a defesa. A procura por um medalhão foi deixada de lado. Com o jovem promissor, o colorado amplia o processo de renovação do time.

A premissa para contratar um zagueiro, visando a Libertadores, era de que tivesse rodagem. Capacidade para chegar e ser titular, assumir um lugar de referência para Rodrigo Moledo.

“Sei que não sou experiente, mas eu estou pronto para a Libertadores”, discursou o jogador, no seu desembarque em Porto Alegre, no começo da madrugada desta quarta. “Sou um jogador jovem que tem muito a provar ainda, mas sei das minhas condições. Vou mostrar isso no dia a dia”, completou, em entrevista à Rádio Guaíba.

A chegada de Rafael Tolói, de 21 anos, é antagônica ao que o colorado procurou durante os últimos 60 dias. Os dirigentes gaúchos correram atrás de Naldo, do Werder Bremen-ALE. Conversaram com Lúcio, da Inter de Milão, e por fim negociaram com Alex Silva.

Sem sucesso nas investidas prioritárias, o diretor técnico Fernandão retomou as investidas por Tolói. Foi um dos defensores do negócio junto aos outros integrantes da cúpula vermelha. Citou as passagens do zagueiro pela seleção brasileira de base, seu bom cartaz há tempos.

No estádio Beira-Rio, o novo zagueiro vai se juntar a multicampeões. Índio, de 36 anos, e Bolívar, 31. Mas tem tudo para titular ao lado de Moledo, de 24, e garantido no time desde o segundo semestre da última temporada. Nem mesmo o fato de ser destro, tal qual seus companheiros de posição, abala o futuro status.

“Não tenho receio nenhum em escalar jogadores nesta condição. [...] O Tolói vinha assim no Goiás também. Já jogou com três zagueiros também. Quando o jogador quer, joga em qualquer posição”, disse o técnico Dorival Júnior.