Topo

Jogadores de Zâmbia receberão prêmio quase 40 vezes maior que a renda per capita do país

Jogadores de Zâmbia desfilaram em carro aberto após conquistarem título inédito  - AFP PHOTO / JOSEPH MWENDA
Jogadores de Zâmbia desfilaram em carro aberto após conquistarem título inédito Imagem: AFP PHOTO / JOSEPH MWENDA

Das agências internacionais

Em Lusaka (Zâmbia)

14/02/2012 10h23

Apesar de ser um dos países mais pobres do mundo com uma renda per capita que não ultrapassa os 1.500 doláres, a Zâmbia dará aos jogadores da seleção nacional um prêmio quase 40 vezes maior que esse valor.

200 MIL PESSOAS RECEBERAM OS ATLETAS

Após o inédito título da Copa Africana de Nações, os zambianos receberão do governo 59 mil dólares (cerca de R$ 100 mil) cada. A vitória contra a Costa do Marfim só foi conquistada em uma acirrada disputa de pênaltis, que terminou 8 a 7 para os zambianos.

“O governo vai dar 59 mil dólares, e isso não inclui o que as empresas querem contribuir, este dinheiro vem só do governo”, disse o ministro, ChishimbaKambwili, na rádio nacional.

Após a partida, os jogadores dedicaram a vitória ao 18 jogadores que morreram em 1993, quando um avião caiu a dez quilômetro s de Libreville, local da partida final.

Na chegada a Lusaka, capital do país, mais de 200 mil pessoas recepcionaram os jogadores que desfilaram em carro aberto pelas ruas. Nesta sexta-feira, os vencedores serão recebidos pelo presidente, Michael Sata.