Topo

Manchester United vence Ajax por 2 a 0 no seu retorno ao torneio 'B' do futebol europeu

O atacante Ashley Young, do Manchester United, comemora gol da equipe sobre o Ajax - REUTERS/Michael Kooren
O atacante Ashley Young, do Manchester United, comemora gol da equipe sobre o Ajax Imagem: REUTERS/Michael Kooren

Do UOL, em São Paulo

16/02/2012 17h53

Acostumado a disputar o título da Liga dos Campeões, o Manchester United encarou na tarde desta quinta-feira uma nova realidade. Após 17 anos sem disputar a competição secundária do futebol europeu, hoje chamada Liga Europa, o time inglês foi à Holanda, venceu o Ajax por 2 a 0 e fica com boa vantagem para o jogo de volta da primeira fase eliminatória do torneio, que será realizado na próxima semana, na Inglaterra.

ATLÉTICO DE MADRID VENCE LAZIO DE VIRADA, NA ITÁLIA

A Lazio não se deu bem no jogo de ida do mata-mata da Liga Europa contra o Atlético de Madrid. Jogando no estádio Olímpico, em Roma, o time italiano até saiu na frente, mas acabou levando a virada ainda no primeiro tempo e não conseguiu reagir. No final, 3 a 1 para os visitantes.
Agora, a equipe do brasileiro Hernanes precisa vencer por dois gols de vantagem no jogo de volta, na Espanha. O atacante alemão Klose abriu placar aos 18min, mas Adrián López, aos 24min, e Falcao García, aos 36min, do primeiro tempo viraram o placar. O colombiano ainda fez mais um, aos 17min, e fechou o placar.

Assim, o United ameniza um pouco o vexame de ter sido eliminado ainda na fase de grupos do principal torneio do continente, ao ficar atrás de Benfica e Basel na chave e segue forte na briga pelo ínédito título.

O primeiro tempo começou com as duas equipes em busca do gol, o que deu a falsa impressão de que o jogo seria agitado. Com o passar do tempo, porém, as duas passaram a priorizar o toque de bola e pouco arriscavam. As únicas tentativas eram através das jogadas aéreas.

Aos 32min, o Ajax testou pela primeira vez o goleiro De Gea. De Jong bateu bonito de fora da área e o goleiro espanhol fez grande defesa. Pouco depois, nova defesa do camisa 1 do Manchester em arremate de fora da área de Eriksen.

O time inglês, que pouco fez na primeira etapa, chegou com perigo três vezes nos dez primeiros minutos do segundo tempo. Nani, Hernández e Rooney fizeram o goleiro Vermeer trabalhar. O maior interesse do Manchester em atacar foi logo compensado.

A pressão inglesa na saída de bola do rival deu certo e Nani cruzou na área. Ashley Young ficou com a sobra na segunda trave, cortou a marcação e mandou para o fundo das redes, aos 13min.

Aos 18min, Nani quase marcou o segundo ao arriscar de fora da área e tirar tinta do travessão do Ajax.  

O time holandês demorou a reagir e encontrava dificuldades para chegar ao gol de De Gea. Quando conseguia, era em arremates de fora da área, todos bem defendidos pelo goleiro espanhol.

E, no contra-ataque, o Manchester matou o jogo. Aos 39min, Rooney achou Hernández dentro da área do Ajax e o atacante mexicano fez o segundo dos ingleses.