Topo

Polícia holandesa detém 76 torcedores do Ajax suspeitos de planejar briga

Das Agências Internacionais

Em Haia (HOL)

16/02/2012 11h06

A polícia de Amsterdã prendeu 76 torcedores do Ajax na véspera da partida entre o time holandês e o Manchester United pela Liga Europa, segundo informou  autoridades da Holanda em comunicado. Os dois times jogam nesta quinta-feira em Amsterdã. Segundo as autoridades, os torcedores holandeses pretendiam entrar em confronto com os fãs do clube inglês.

“Por volta das 21h30 da noite [de quarta-feira] a polícia deteve na praça Marie Heneken [em Amsterdã] 76 torcedores do Ajax porque havia indícios de que planejavam entrar em confronto com os torcedores ingleses”, disse o comandante de polícia As Smit.

Segundo ele, os torcedores tinham em sua posse bombas de gás lacrimogêneo, entre outros objetos. Os detidos foram levados em ônibus a um complexo penitenciário, onde foram interrogados. Eles foram liberados pela polícia, mas estão sujeitos a multas de até 600 euros.

Além disso, segundo uma ordem do prefeito de Amsterdã, a polícia pediu que 54 torcedores do Anderlecht Bruselas voltassem para a Bélgica devido à suspeita de que pretendiam se unir aos torcedores do Ajax.

Na semana passada, a Holanda concluiu um plano de ação para conter a violência no futebol, que consiste em multar os torcedores violentos ou proibir a entrada deles nos estádios por um longo período de tempo, entre outras punições.