Topo

Balotelli e Touré reclamam de ofensas racistas e City prepara queixa formal à Uefa

Balotelli disse ter sofridos insultos racistas dos torcedores do Porto em jogo da Liga - Paulo Duarte/Associated Press
Balotelli disse ter sofridos insultos racistas dos torcedores do Porto em jogo da Liga Imagem: Paulo Duarte/Associated Press

Do UOL, em São Paulo

17/02/2012 08h49

Depois das polêmicas envolvendo Anton Ferdinand e Patrice Evra, o futebol inglês voltou a sofrer com ofensas racistas. Desta vez, as injúrias aconteceram longe da terra da rainha, mas não serão esquecidas por Mario Balotelli e Yaya Touré, jogadores do Manchester City que se queixaram dos insultos vindos da torcida durante a partida contra o Porto, no estádio do Dragão, nesta quinta-feira.

O atacante italiano e meia marfinense não falaram sobre o assunto, mas teriam relatado o fato para um dos dirigentes do City, que garantiram que o clube encaminhará uma queixa formal à UEFA. Segundo a mídia britânica, os torcedores fizeram cânticos imitando macacos.

Na entrevista coletiva, após a vitória dos ingleses por 2 a 1 Roberto Mancini, lamentou a situação. "É por isso que todos gostamos da Premier League, porque essas coisas nunca acontecem lá. Talvez em outros países não estejam à espera de ver jogadores negros", desabafou o treinador.

"No futebol os torcedores vêm para disfrutar do jogo e por isso não queremos que coisas assim aconteçam. O Mario está preparado para lidar com essas situações e é um jogador muito importante para o clube".

MESMO JOGANDO FORA DE CASA, O CITY CONSEGUIU A VITÓRIA

Mesmo que meio sem querer, Balotelli ajudou o Manchester City a voltar de Portugal com uma importante vitória por 2 a 1 sobre o Porto, pelo jogo de ida da primeira fase eliminatória da Liga Europa. O polêmico atacante italiano estava envolvido no lance que acabou com o gol contra de ombro do volante Álvaro Pereira, o primeiro dos ingleses. O gol do triunfo foi marcado pelo argentino Agüero. No jogo de volta, o City joga pelo empate e pode até perder por 1 a 0, pois levaria vantagem.