Topo

Provável queda de Caio Jr no Grêmio repete Mancini em 2008, mas sem invencibilidade

Caio Júnior deve ter demissão confirmada nesta segunda-feira pelo comando do futebol do Grêmio - Edu Andrade/Agência Freelancer
Caio Júnior deve ter demissão confirmada nesta segunda-feira pelo comando do futebol do Grêmio Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

20/02/2012 06h01

Como em um bom filme de ficção, qualquer semelhança entre as histórias de Vágner Mancini em 2008 no Grêmio e Caio Júnior em 2012 é mera coincidência. Porém, com as mesmas pessoas na direção do clube, ambos os treinadores tiveram destinos semelhantes. Mancini esteve invicto, nem isso teve Caio, mas ambos acabaram caindo no princípio dos trabalhos pelo mau desempenho do time.

Caio ainda não teve sua saída oficializada. Mas tal situação não tarda a acontecer. O Grêmio está preparando a saída e quer Luxemburgo para a sequência da temporada. Em sua trajetória no Grêmio, Caio comandou 8 jogos, com 4 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. A campanha ruim não faria o time sequer passar às quartas de final do primeiro turno do Campeonato Gaúcho não fosse a punição do Cruzeiro-RS, que perdeu 6 pontos no TJD/RS.

A história remete ao ocorrido com Vágner Mancini. Contratado em 2008, quando Odone era presidente e Paulo Pelaipe o vice de futebol [atualmente é diretor executivo], o treinador esteve no comando em somente 6 jogos e não teve nenhuma derrota. Mancini teve 4 vitórias e 2 empates. Mesmo assim o desempenho do time não agradou, e após o 1 x 0 contra o Jaciara-MT pela Copa do Brasil, a direção decidiu sua saída.

Curiosamente, após o jogo, os termos usados pelo diretor Paulo Pelaipe repetiram o ocorrido neste sábado, quando o Grêmio perdeu para o São José-RS, no estádio Passo D'Areia, por 2 x 1. Na época, o responsável pelo futebol do clube disse que o Grêmio poderia ter jogado "bem mais" e que o rendimento não condizia com o elenco formado. O mesmo, e quase em palavras idênticas, ao dito em 2012.

Até as datas chegam perto de coincidir. Caio deve ter sua demissão confirmada nesta segunda-feira, dia 20 de fevereiro. A de Mancini ocorreu em 14 de fevereiro de 2008.

CAMPANHAS SEMELHANTES

Caio Júnior8J: 4V 1E 2D - 54%
Vágner Mancini6J: 4V 2E 0D - 77%

O Grêmio sonha em ter Luxemburgo no comando técnico. Já há, inclusive, um início de negociação em andamento para ter o ex-técnico do Flamengo. O salário de R$ 700 mil, mais R$ 100 mil para o auxiliar Antônio Mello assustam no primeiro momento, mas não fazem o clube descartar completamente a possibilidade.

Em 2008, Celso Roth foi quem entrou no comando técnico. O gaúcho começou mal, sendo eliminado pelo Juventude no Campeonato Gaúcho e pelo Atlético-GO na Copa do Brasil. Mas depois fez brilhante campanha no Campeonato Brasileiro, perdendo o título para o São Paulo nas últimas rodadas, mas levando o time tricolor de volta à Libertadores com o vice-campeonato.

Caio sairá do Grêmio antes do clássico Gre-Nal das quartas de final do primeiro turno do Gauchão. Roger, ex-jogador e auxiliar técnico do time, comandará a equipe de forma interina. A reapresentação dos jogadores está marcada para esta segunda-feira.