Topo

Beckenbauer defende maior fair play no futebol para evitar novo 'caso Suárez'

Beckenbauer quer que jogadores se cumprimentem também após as partidas - Arnd Wiegmann/Reuters
Beckenbauer quer que jogadores se cumprimentem também após as partidas Imagem: Arnd Wiegmann/Reuters

Das agências internacionais

Em Zurique (Suíça)

22/02/2012 14h03

As recentes polêmicas sobre casos de racismo no futebol inglês deram a tônica na reunião do grupo de Força Tarefa da Fifa para a Copa do Mundo-2014. Nesta quarta-feira, em Zurique (Suíça), os membros discutiram alguns aspectos do futebol e concordaram sobre a necessidade de um maior fair play na modalidade.

SUÁREZ IGNORA EVRA EM CLÁSSICO APÓS POLÊMICA SOBRE RACISMO

Franz Beckenbauer, presidente do comitê, defendeu a recomendação aos jogadores para que se cumprimentem tanto antes do início das partidas como logo após o apito final. A intenção é melhor a imagem do futebol e o caráter esportivo.

“Penso em tempo integral que seria uma imagem melhor deixar o gramado juntos e não recusando um aperto de mãos. Os jogadores devem ser exemplos e por isso, também devem agir como tal”, afirmou o dirigente alemão.

O ‘Kaiser’ se referiu ao episódio envolvendo o atacante Luis Suárez (Liverpool) e o defensor Patrice Evra (Manchester United). No ano passado, durante um jogo entre as duas equipes, Suárez teria feito ofensas de cunho racista a Evra. O atacante foi suspenso por oito partidas.

Os dois voltaram a se encontrar em campo no último dia 11. No tradicional cumprimento entre os jogadores antes do pontapé inicial, Evra estendeu a mão para Suárez, mas foi ignorado pelo uruguaio. A atitude do uruguaio foi muito criticada e o jogador se desculpou por seu gesto, mas sua imagem ficou ainda mais arranhada. “Foi a primeira vez que vi algo assim. Simplesmente temos que acabar com isso”, comentou Beckenbauer sobre o incidente.

Para evitar que casos deste tipo se repitam, Beckenbauer destacou a importância da Fifa neste processo – de olho principalmente na Copa do Mundo-2014, com “uma campanha mais intensa pelo fair play” durante o Mundial.

O comitê de Força Tarefa da Fifa para a Copa-2014 reúne diversas personalidades do futebol, entre elas os ex-jogadores Cafu e Pelé. O grupo também discute possíveis mudanças nas regras da modalidade, como permitir uma quarta substituição, uso de recursos tecnológicos na linha do gol e aprovação de árbitros auxiliares atrás dos gols.