Topo

Cruzeiro diz que Charles rescindiu com o Lokomotiv Moscou e quer voltar a Minas

Charles, que disputou o último Brasileiro pelo Cruzeiro, pode voltar ao time celeste  - Washington Alves/Vipcomm
Charles, que disputou o último Brasileiro pelo Cruzeiro, pode voltar ao time celeste Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Guyanne Araújo

Do UOL, Em Belo Horizonte

06/03/2012 18h46

O volante Charles, que jogou pelo Cruzeiro entre agosto e dezembro de 2011, emprestado pelo Lokomotiv Moscou, pode voltar a defender o clube mineiro. De acordo com a diretoria celeste, o jogador fez contato, dizendo que gostaria de jogar novamente na equipe celeste.

O diretor de Comunicação do Cruzeiro, Guilherme Mendes, explicou que após acertar a rescisão contratual, por contra própria, com o Lokomotiv Moscou, Charles conversou com o presidente Gilvan de Pinho Tavares manifestando interesse em voltar ao clube celeste. “Ligou para a gente dizendo que gostaria de jogar no Cruzeiro”, contou Mendes.

O dirigente, no entanto, garantiu, no entanto, que não está marcada reunião entre Cruzeiro e Charles para acertar a contratação. Em entrevista à Rádio Globo, do Acre, onde está com o Cruzeiro para a estreia na Copa do Brasil, nesta quarta-feira, contra o Rio Branco, o diretor de futebol, Alexandre Mattos, confirmou que o clube foi procurado pelo Charles.

“O Charles procurou o Cruzeiro e estamos aguardando novo contato e se for dentro d arealidade daquilo que o Cruzeiro entende que seja bom para os dois lados pode ser que aconteça (a contratação)”, afirmou o dirigente cruzeirense.

Charles foi reapresentado ao clube no dia 26 de julho de 2011, depois de rescindir contrato com o Santos. Caso volte à Toca da Raposa II, será a terceira vez, já que Charles atuou pelo Cruzeiro entre 2007 e 2008, e depois defendeu o time no Brasileiro do ano passado, quando o Cruzeiro conseguiu na última rodada escapar do rebaixamento. Terminado o contrato, o volante retornou ao clube da Rússia.

O retorno de Charles ao Cruzeiro em 2011 fez parte da negociação que envolveu a ida de Henrique para o Santos. Pela transação do atleta para o clube paulista, foram pagos 4 milhões de euros. O Cruzeiro abriu mão dos 20% dos direitos econômicos que detinha do volante e recebeu 800 mil euros do montante total. Já o banco BMG permanece com outros 20% dos direitos econômicos do atleta.

Em agosto de 2008, o Cruzeiro negociou 70% dos direitos econômicos de Charles com o Lokomotiv Moscou. O clube russo pagou 5 milhões de euros (na ocasião, aproximadamente R$ 11,9 milhões). Os 30% restantes permaneceram com o clube mineiro, que atualmente não detém mais esse percentual. 

A posição de volante foi a mais modificada no elenco celeste na temporada 2012, em relação ao ano passado. Além de Charles, Marquinhos Paraná e Fabrício deixaram o clube. Além disso, foram contratados Marcelo Oliveira, Rudnei, Amaral e Diego Arias, que se juntaram aos remanescentes Leandro Guerreiro e Everton.