Topo

Renato será monitorado por 24 h para descobrir causas de arritmia cardíaca

Renato Abreu está afastado dos jogos do Flamengo para encarar exame no coração - Maurício Val/ VIPCOMM
Renato Abreu está afastado dos jogos do Flamengo para encarar exame no coração Imagem: Maurício Val/ VIPCOMM

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/03/2012 16h15

O Flamengo iniciou a segunda fase de exames para descobrir a origem do problema cardíaco detectado em um exame de rotina em Renato Abreu na última segunda-feira. De acordo com o médico Serafim Borges, o jogador será monitorado por 24 horas a partir da tarde desta terça-feira. Um resultado esclarecedor sobre as condições de saúde do meia será confirmado no final da quarta-feira.

RENATO ABREU ACREDITA EM "SUSTO"

  • André Portugal/VIPCOMM

    O susto em jogadores, torcida e comissão técnica do Flamengo foi grande, mas Renato Abreu mostrou tranquilidade e procurou minimizar a preocupação com o problema cardíaco detectado em um exame de rotina na última segunda-feira. Em entrevista ao jornal Extra, do Rio de Janeiro, o jogador falou que a arritmia não passou de um "alarme falso" e disse acreditar que tudo não passará mesmo de um susto.

A arritmia cardíaca foi detectada em um teste ergométrico. O jogador foi imediatamente afastado do time e está fora da partida desta quinta-feira, contra o Emelec, pela Copa Libertadores. A programação do jogador agora é encarar o exame de Holter. Borges explica o procedimento e o prazo para o departamento médico do Flamengo obter uma resposta.

“Não é um exame tão simples, mas é muito eficaz. Renato terá o coração monitorado por 24 horas. O aparelho fica preso ao corpo com eletrodos por todo o peito. Ele monitora a atividade cardíaca do Renato. Amanhã [quarta-feira] no final do dia, teremos uma resposta exata sobre o que aconteceu”, explica o cardiologista.

O atleta, de 33 anos, foi elogiado pelo médico. De acordo com Borges, o meia colabora com os exames e está tranquilo. “Ele está preocupado apenas em voltar a jogar logo”, comentou.

Em entrevista ao jornal Extra, Renato destacou que tem esperança de que o caso tenha sido apenas um “susto”. "É um alarme falso. Tenho fé em Deus para caramba. Estou tranquilo. Tenho muita fé. Não vai ser nada. Não tem nada de errado. Até fico feliz com a preocupação de muitas pessoas. Por outro lado, fico mais preocupado com as pessoas que me conhecem, os familiares. É uma informação que pode nem se confirmar. Os amigos, os familiares, podem ter um 'troço' só de ouvir", disse o meia.