Topo

Com R10 fora da lista, Joel Santana já tem seus 'queridinhos' no Flamengo

Apesar do pouco tempo no comando, Joel já escolheu seus jogadores preferidos no Fla - Alexandre Vidal/ Fla Imagem
Apesar do pouco tempo no comando, Joel já escolheu seus jogadores preferidos no Fla Imagem: Alexandre Vidal/ Fla Imagem

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/03/2012 06h10

O jeito carinhoso e extrovertido de lidar com seus atletas é uma marca característica de Joel Santana. E, em sua quinta passagem pelo Flamengo, não tem sido diferente. Com pouco mais de um mês de trabalho no clube desde a volta, o técnico já escolheu os "queridinhos do papai", como ele mesmo gosta de dizer.

A lista, elaborada pela reportagem do UOL Esporte, não segue um critério técnico, mas de afinidade entre o treinador e os jogadores com quem já demonstra ter um contato mais próximo. Apesar da "carta branca" dada a Ronaldinho Gaúcho quando retornou ao clube, Joel Santana ainda não conseguiu estreitar os laços com o craque, que é a grande ausência na relação dos preferidos do comandante rubro-negro. Confira a lista:
 

FELIPE (GOLEIRO)

Marcado por polêmicas ao longo da carreira, Felipe encontrou seu melhor momento no Flamengo. Querido desde sua chegada ao clube, o goleiro manteve a fama com Joel Santana e ganhou posição de confiança com o treinador. Nem mesmo a boa fase do reserva Paulo Victor, que entrou no time após o camisa 1 sofrer uma concussão cerebral, abalou o prestígio do goleiro. Tem vaga cativa no time. Em campo, é uma das "vozes" do técnico rubro-negro.

LÉO MOURA (LATERAL DIREITO)

Jogador mais antigo do elenco do Flamengo, Léo Moura é um dos preferidos de Joel Santana desde a última passagem do treinador pelo clube, em 2008. Além da simpatia natural pelo lateral direito, o técnico tem o jogador como um dos mais produtivos dentro do time. Mesmo sem ostentar a faixa de capitão, é o grande líder do grupo. Afastado por lesões no joelho e na coxa, vem sendo um dos desfalques mais sentidos de Joel.

VAGNER LOVE (ATACANTE)

Unanimidade dentro do clube, Vagner Love também é nome certo na lista de "queridinhos" de Joel Santana. Mesmo com pouco tempo, o atacante tomou o espaço de ídolo que deveria ser preenchido por Ronaldinho Gaúcho e conquistou o treinador com gols, dedicação e boas atuações. É comum ver o técnico exaltando o "Artilheiro do Amor" em entrevistas. "Talvez seja o nosso principal jogador hoje. É ruim demais pensar que ele pode nos desfalcar", disse Joel ao comentar a ausência de Love na partida deste domingo, contra o Friburguense, pelo Carioca.

KLÉBERSON (MEIO-CAMPO)

Assim que chegou ao clube para sua quinta passagem no comando do Flamengo, Joel Santana questionou os motivos de Kléberson treinar separadamente e pediu que o jogador fosse reintegrado ao grupo principal. O treinador nunca escondeu sua admiração pelo jogador pentacampeão do mundo e lamenta sempre o fato de não poder utilizá-lo na primeira fase da Copa Libertadores, já que o mesmo não foi inscrito por Vanderlei Luxemburgo. O gol marcado no último clássico contra o Fluminense reforçou os argumentos do comandante, que já vê o meia como peça fundamental no seu esquema.

NEGUEBA (ATACANTE)

Como em todo time que comanda, Joel Santana adotou um xodó em sua nova passagem pelo Flamengo. Jovem e franzinho, Negueba caiu nas graças do treinador desde o primeiro dia de treino. "O Neguebinha já está na aba do papai. É o meu xodó. Não quero ver ninguém batendo nele nos treinos. Já vi por aí que anda apanhando muito", disse o treinador. A preferência é explícita nos jogos. O atacante é sempre o primeiro do banco de reservas a entrar nas partidas e, mesmo questionado pela torcida, é defendido por Joel Santana.