Topo

Pré-convocado para a Olimpíada, Bernard revela "drama" vivido com grave lesão

Bernard, que foi impedido de viajar na folga de Carnaval, mostrou-se assustado com a contusão - Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Bernard, que foi impedido de viajar na folga de Carnaval, mostrou-se assustado com a contusão Imagem: Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

18/03/2012 06h30

Incluído recentemente na lista de pré-convocados para os Jogos Olímpicos de Londres, o meia-atacante Bernard, que se recupera de grave lesão muscular na panturrilha direita, revelou ter vivido um "drama" durante o Carnaval, quando chegou a temer perder a perna.

Porém o médico do Atlético-MG, Rodrigo Lasmar, disse que essa possibilidade só ocorreria em caso extremo e vê certo exagero do atleta. No entanto, confirmou a gravidade da contusão e a importância do acompanhamento médico.

A contusão de Bernard foi descoberta na semana que antecedeu o Carnaval, há mais ou menos um mês. Segundo o jogador, chegou a se levantar a possibilidade de ele ter de passar por cirurgia. “Tinha de ser uma cirurgia rápida, porque era perigoso até perder a perna. Então foi uma coisa grave”, observou o jovem meia, em entrevista à rádio Itatiaia.

“No Carnaval, eu tive de ficar aí, fiquei de madrugada ligando para médico para saber como estava a perna, como estava tudo. Graças a Deus não teve que operar. Se tivesse que fazer operação, ia ficar mais um tempo parado”, acrescentou Bernard.

Rodrigo Lasmar explicou que impediu Bernard de viajar no Carnaval para que pudesse acompanhá-lo, uma vez que contusão foi grave.

"Tive de explicar para ele a importância da lesão e não deixar que ele viajasse, para que ele ficasse em tratamento no Carnaval, falando que ele precisava ficar sob cuidados porque, se tudo desse errado, se sua perna inchasse demais, ele poderia, num caso raro, num caso extremo, ter alguma complicação maior, e faríamos tudo para que isso não acontecesse", afirmou.

"Então não deixei que ele viajasse no Carnaval para que pudesse ficar tratando e se recuperasse o quanto antes. Ele realmente teve uma lesão importante, mas acho que ele ficou um pouco assustado com isso tudo. Claro que foi um drama, foi uma lesão importante, tanto que até hoje ele não teve condições de voltar, mas ele ficou muito assustado com o que poderia acontecer, caso ele viajasse no Carnaval e ficasse sem tratar, ficasse com a perna para baixo, fosse curtir os dias de folga, sem nenhum controle médico", acrescentou Rodrigo Lasmar.

Apesar do susto, o jogador disse que sua recuperação superou as expectativas dos médicos.

“Não esperava uma coisa tão grave, uma lesão que ficou por um bom tempo para cicatrizar. Eles [médicos] esperavam até mais tempo, eu respondi bem à cicatrização. Esperavam entre dois meses, acabou que hoje está fazendo um mês que eu lesionei e graças a Deus está bem cicatrizado, já estou quase pronto para voltar”, afirmou Bernard.

Segundo o meia, a contusão se deve às seguidas pancadas que leva durante os jogos. “Estourou mais de 80% do músculo. É uma lesão para parar para pensar, para ter calma, para cicatrizar por completo, porque, se voltar e não tiver bem cicatrizado, eu posso acabar sentindo de novo”, ressaltou.

Sem previsão de retorno, Bernard espera voltar a atuar o mais rápido possível, até porque entrou na lista do técnico Mano Menezes, que relacionou 52 jogadores que podem disputar a Olimpíada deste ano. O meia-atacante atleticano espera ser confirmado nos Jogos de Londres.

“Fiquei feliz, me pegou um pouquinho de surpresa, não esperava essa lista, e graças a Deus meu nome estava lá. Então tem de voltar bem, voltar o quanto antes. É lógico que tem de pensar primeiro no Atlético, pensar que tem de ganhar muita coisa aqui. Caso eu venha [a figurar] na lista final, vou ficar bastante feliz e poder honrar a seleção brasileira, vestir a camisa. É uma coisa diferente, uma coisa que é única e não tem nada igual”, disse Bernard.