Topo

Brasil deve oficializar cessão da Copa América de 2015 ao Chile no sábado, diz jornal

Atual presidente da CBF, José Maria Marin, deve aceitar ceder Copa América de 2015 ao Chile  - Cecilia Acioli/Folhapress
Atual presidente da CBF, José Maria Marin, deve aceitar ceder Copa América de 2015 ao Chile Imagem: Cecilia Acioli/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

23/03/2012 21h46

O Brasil não deve mais sediar a Copa América de 2015. De acordo com o jornal chileno La Tercera, o país vai ceder o direito de organizar a competição para o Chile. A decisão deve ser anunciada neste sábado pelo presidente da ANFP, Sergio Jadue.

A mudança no comando na entidade chilena, os problemas organizações do Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e, especialmente, a saída de Ricardo Teixeira do comando da CBF pesaram na decisão. Dessa forma, o Brasil poderá focar seus esforços para os preparativos do Mundial de 2014 e das Olímpiadas do Rio de Janeiro, em 2016.

As negociações vêm acontecendo há alguns anos, inclusive com o apoio do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, mas a vontade contrária de Ricardo Teixeira haviam esfriado as conversas.

Teixeira deixou as autoridades chilenas frustradas ao afirmar: "nunca dissemos que daríamos a Copa América ao Chile. A Copa América de 2015 será realizada no Brasil”, disse.

A última vez que o Chile sediu a Copa América foi em 1991. Sem o acordo, o Chile teria que esperar até 2019 para ter direito a organizar o torneio, de acordo com o rodízio que começou em 1987 na Argentina.