Topo

Chile anuncia que organizará Copa América-2015, prevista para o Brasil

Presidente da CBF, José Maria Main aceitou trocar as sedes das Copas América de 2015 e 2019 - REUTERS/Ricardo Moraes
Presidente da CBF, José Maria Main aceitou trocar as sedes das Copas América de 2015 e 2019 Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes

Do UOL, em São Paulo*

24/03/2012 11h30

O Chile anunciou neste sábado que irá organizar a Copa América de 2015, prevista para acontecer no Brasil. A informação foi confirmada pelo presidente da federação chilena, Sergio Jadue. O Brasil, assim, irá receber o torneio em 2019, em troca combinada entre as duas entidades nacionais.

“É com alegria, orgulho e emoção que tenho o privilégio de anunciar que o Chile voltará a organizar a Copa América depois de 24 anos. Chegamos a um acordo com a Confederação Brasileira de Futebol para trocar as sedes de 2015 e 2019. Vamos organizar uma bela Copa América e lutaremos para deixá-la em casa pela primeira vez na história”, disse Jadue.

A Confederação Brasileira de Futebol, por meio de comunicado divulgado em seu site oficial, confirmou a troca. "O assunto foi discutido e encaminhado para uma solução em que prevaleceram o bom senso e o entendimento entre as partes", falou José Maria Marin.

As conversas sobre o tema começaram meses atrás, mas o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, era reticente quanto à alteração. Agora sob  o comando de Marin, a CBF decidiu aprovar a troca para poder concentrar seus esforços na organização da Copa do Mundo de 2014.

De acordo com Marin, a mudança só foi feita para não prejudicar a temporada dos times brasileiros. "Os clubes ficariam prejudicados, pois certamente o Brasileiro teria de ser paralisado, justamente em um ano que tem tudo para levar multidões aos jogos, pois será realizado logo após a Copa do Mundo".

Além da Copa América, o Chile também irá organizar em 2015 a Copa do Mundo Sub-17.

*atualizado às 13h20