Topo

Atacante da URT terá de retirar rim direito e fica afastado por tempo indeterminado

Ditinho, que completou 40 anos recentemente, foi internado na última quarta-feira em Patos de Minas - Site oficial/URT
Ditinho, que completou 40 anos recentemente, foi internado na última quarta-feira em Patos de Minas Imagem: Site oficial/URT

Do UOL, em Belo Horizonte

30/03/2012 11h48

Ídolo da URT, que disputa o Módulo II (segunda divisão) do Campeonato Mineiro, o atacante Ditinho, de 40 anos, que se sentiu mal na última quarta-feira e foi internado com suspeita de infarto, descartada pelos médicos, terá de passar por cirurgia para retirar o rim direito. O jogador ficará afastado dos gramados por tempo indeterminado.

O diagnóstico foi concluído depois que o atleta submeteu-se a uma tomografia na tarde desta quinta-feira, que confirmou o problema renal, apontado inicialmente no exame de ultra-sonografia. Após afastar suspeita de infarto, os médicos passaram a investir uma possível inflamação na vesícula, que foi descartada pelo ultra-som.

“A tomografia confirmou o que havia sido apontado pelo ultra-som, uma obstrução distal no ureter do rim direito, levando a uma hidronefrose já de longa data e com perda da função do rim direito”, informou o diretor clínico do Hospital Vera Cruz, de Patos de Minas, o médico Edson Fabrini.

Pelo que mostrou a tomografia, os médicos suspeitam que o problema de Ditinho seja congênito. “É possível que ele tenha nascido com isso”, observou Edson Fabrini. Segundo o médico, a cirurgia para a retirada do rim comprometido deverá ocorrer nos próximos dias.

Ditinho sentiu-ser mal depois do empate da URT com o Araxá, por 1 a 1, na última quarta-feira, e foi internado no Hospital Vera Cruz com fortes dores abdominais. O atacante ficou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até o final da manhã de quinta-feira, depois de ser descartado o risco de infarto.

De acordo com o médico, a possibilidade de Ditinho, que completou 40 anos na semana passada, voltar a jogar futebol será resolvida posteriormente. “Isso tem de ser discutido depois. Acho que neste momento temos de dizer que ele vai ficar afastado”, ressaltou Edson Fabrini.

Embora uma pessoa viva normalmente com apenas um rim, o médico disse que é importante “zelar pela integridade” do outro, porém preferiu não confirmar a aposentadoria de Ditinho. “Ele está afastado por tempo indeterminado até segundo ordem”, disse.

Ditinho foi artilheiro do Módulo I (primeira divisão) do Campeonato Mineiro nas temporadas de 1999 (12 gols) e 2000 (14 gols) atuando pela URT. O atacante alcançou recentemente a marca de 100 gols pelo time de Patos de Minas.

Ídolo da torcida, Ditinho está há 11 temporadas na URT. O começo no futebol foi tardio. Aos 25 anos, o atacante trabalhava como frentista. O treinador Ivan Silva, que trabalhou com ele em equipes de Guarulhos, o indicou para a formação de um novo elenco para a equipe de Patos de Minas.