Topo

Ministro do Esporte critica CBF por "abandono" a campeões de Copa do Mundo

Aldo Rebelo, ministro dos Esportes, participou de audiência pública no Senado - Flavio Florido/UOL
Aldo Rebelo, ministro dos Esportes, participou de audiência pública no Senado Imagem: Flavio Florido/UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/04/2012 15h37

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, criticou nesta terça-feira a CBF por ter abandonado os ex-jogadores que foram campeões de Copas do Mundo jogando pela seleção brasileira. Para o ministro, a confederação poderia amparar esses jogadores. Como não o fez, o governo federal tem agora que tentar aprovar uma aposentadoria para eles junto com a Lei Geral da Copa.

“Claro que a CBF poderia ter feito isso [conseguido uma aposentadoria para os ex-jogadores] há muito tempo, mas não fez”, disse Aldo Rebelo, em audiência pública no Senado. “Agora, o Poder Público tem o dever de amparar essas pessoas que prestaram esse grande serviço.” 

Segundo o ministro, muitos desses jogadores estão atualmente abandonados. Isso é ruim para o Brasil. “O abandono desses ídolos é um depoimento que pesa contra a própria sociedade brasileira. Eles prestaram tantos serviços e agora são abandonados sem nenhum tipo de apoio.”

O direito a aposentadoria aos ex-campeões do mundo está previsto em artigos do projeto da Lei Geral da Copa, que tramita atualmente no Senado Federal. O ministro Rebelo defendeu a aprovação do projeto e, inclusive, o pagamento das pensões aos ex-atletas.

Segundo ele, a aposentadoria será paga somente aos ex-jogadores que atualmente passam por dificuldades financeiras. Quem não precisa de auxílio do governo federal, não receberá o benefício.