Topo

Genética ajuda Neymar a escapar de lesões e transforma craque em "Super-Homem"

Além do talento, Neymar se destaca por não sofrer lesões e atuar em todas as partidas  - Arte UOL
Além do talento, Neymar se destaca por não sofrer lesões e atuar em todas as partidas Imagem: Arte UOL

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

11/04/2012 06h02

Neymar arranca com a bola, dribla e é parado com empurrões, carrinhos e pontapés. A cena se repete a cada jogo do Santos, mas o craque se levanta intacto e reinicia suas jogadas como se fosse o Super-Homem. Parece mesmo que é.

Ricardo Nogueira/Folhapress
Não tem segredo para nunca me lesionar. Agradeço a Deus e ao meu pai por ter uma genética boa de sempre aguentar todos os jogos, de não me machucar e não ter problemas musculares. Eu treino, me cuido, me preparo sempre para o próximo jogo

Neymar, sobre ser um Super-Homem

O atacante é um prato cheio para as lesões. É o jogador mais caçado do Campeonato Paulista com média de 7,3 faltas sofridas por partida, quase o dobro do palmeirense Valdivia (segundo colocado de acordo com o Datafolha), e tem estilo repleto de explosão e movimentos bruscos.

Neymar só passa ileso às lesões musculares porque representa o modelo ideal de jogador de futebol: mistura de genética favorável, disciplina, sorte e até intuição. O UOL Esporte conversou com profissionais que trabalham com a estrela para entender sua resistência.

A ciência ainda não é capaz de explicar as vantagens genéticas do jovem astro. Ao fim dos jogos, seu desgaste supera o dos companheiros e seu corpo apresenta microlesões musculares em série. No entanto, sua recuperação é mais rápida.

O fisiologista do Santos, Luíz Fernando Barros, explica que após atividades físicas intensas, quanto ocorre uma lesão, as células musculares se rompem e as enzimas caem na corrente sanguínea. Quanto mais enzimas, maior o desgaste. Isso provoca um processo inflamatório, causador das famosas dores musculares do dia seguinte. Com o tempo, as células rompidas são substituídas por novas, e o tecido conjuntivo se restabelece. No caso de Neymar, esse processo ocorre de forma acelerada.

NEYMAR E OS ADVERSÁRIOS: OS ZAGUEIROS SÃO MUITO MAIORES QUE ELE

Veja a comparação entre o craque e os zagueiros que ele enfrentou nos últimos cinco jogos

Neymar - altura: 1,74 m peso: 65 kg

São Caetano (Paulistão)
Gabriel - altura: 1,93 m peso: 98 kg
Eli Sabiá  - altura: 1,89 m peso: 88 kg

Inter (Libertadores)
Índio - altura: 1,80 m peso: 79 kg
Rodrigo Moledo - altura: 1,88 m peso: 84 kg

Guaratingueta (Paulistão)
Fernando - altura: 1,91 m peso: 91 kg
Rocha - altura: 1,89 m peso: 81 kg

Bragantino (Paulistão)
Jean Pablo - altura: 1,95 m peso: 88 Kg
Luís Henrique - altura: 1,85 m peso: 84 kg
Junior Lopes - altura: 1,94 m peso: 92 kg

Juan Aurich (Libertadores)
Diego Minaya - altura: 1,80 m  peso: 75 kg
Leandro Fleitas - altura: 1,80 m peso: 79 kg
Contreras Collantes - altura: 1,82 m peso: 72 kg

“No caso do Neymar, temos uma resposta exacerbada em relação à atividade, tanto para um desgaste maior, pelo estilo de jogo e pelas pancadas que leva, quanto para a recuperação. Depois dos jogos, ele apresenta várias microlesões que se regeneram rapidamente”, atesta Barros.

OS SEGREDOS DE NEYMAR

Genética
Corpo proporcional, recuperação rápida da fadiga muscular e equilíbrio entre mobilidade e estabilidade tornam o craque diferenciado.

Disciplina
Leva o futebol a sério. Cuida da alimentação, do sono, não bebe e segue à risca os trabalhos físicos e regenerativos preparados pela comissão.

Intuição
Com raciocínio rápido e uma intuição aguçada, o craque sabe como escapar dos golpes, saltar e cair sem se machucar.

Sorte
Competência e sorte andam lado a lado. No caso do santista, não seria diferente. Nasceu com genética favorável e nunca pegou um rival violento

A estrutura corporal do craque é considerada ideal. De acordo com o preparador físico do clube litorâneo, Ricardo Rosa, ele tem equilíbrio praticamente perfeito entre mobilidade e estabilidade, o que lhe dá condição de fazer todos os movimentos necessários sem se machucar.

Neymar também tem um corpo totalmente 'proporcional', fato que evita que use sua força de forma inadequada e sobrecarregue algumas partes do corpo.

Além disso, tem grande amplitude articular e, dessa forma, consegue produzir mais energia. Um jogador 'encurtado' não amplia seus movimentos e padece de força, explica Rosa.

“Ele tem um corpo preparado para correr com mais eficiência e anatomia perfeita para jogar futebol. Se desloca bem, foge dos adversários, tem boa velocidade e força. A resistência é acima da média, tem baixo percentual de gordura. Tem tudo o que se exige para o futebol. Fisicamente é privilegiado”.

“O atleta muda de direção, breca, acelera. São motivos agravantes para lesão, mas tem uma característica genética inexplicável. Ele precisa agradecer à mãe e ao pai”, brinca o fisiologista Barros.

PAI: "SEMPRE FOI ASSIM"

Caio Guatelli/Folha Imagem
Ele é um privilegiado. Consegue uma máxima performance mesmo com um biotipo leve. É a natureza, não dá para explicar. Ele sempre foi assim. Acho que o segredo está na alegria de jogar

Não é só a herança genética que ajuda Neymar. O fisioterapeuta do Santos, Avelino Buongermino, ressalta a consciência corporal, a intuição e o raciocínio rápido para escolher movimentos que o protejam nas jogadas. “Ele aprendeu a sair de situações adversas, desviar do adversário, saltar e cair da forma certa sem se machucar. Mas faz sem medo e com alegria. Não deixa de ir para cima”, conta.

A opinião é compartilhada por Barros. “Ele antevê a jogada e se protege para que as pancadas sejam menos incisivas. De maneira intuitiva ou proposital, percebeu o que teria que fazer para não se machucar, fugir de uma situação de perigo. Essa rapidez de raciocino se dá em milésimos de segundo e evita uma lesão”.

A disciplina completa a cartilha de Neymar. É notório que o jovem é festeiro e fã de baladas, mas também se cuida muito. Não consome bebida alcoolica, dorme bem e cuida da alimentação.

Os profissionais do Santos rasgam elogios à seriedade com a qual ele trabalha a parte física e o processo regenerativo após os jogos. Prova disso é que ganhou 6kg de massa muscular nos últimos dois anos.

“A gente faz um trabalho bem voltado para a prevenção de lesões e a resposta de cada atleta é diferente. Mas ele se destaca. Tem muita consciência e se cuida muito. Faz tudo que pedimos”, conta Buongermino sobre o pupilo especial.

NEYMAR É CAÇADO EM CAMPO: VEJA AS FALTAS SOFRIDAS PELO CRAQUE