Topo

Com passado semelhante, Souza orienta Mário a trocar Grêmio por futebol 'fácil'

Souza acredita que Mário deve deixar o Grêmio porque se dará bem na Rússia - Edu Andrade/Agência Freelancer
Souza acredita que Mário deve deixar o Grêmio porque se dará bem na Rússia Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

18/04/2012 18h31

O que está prestes a acontecer com Mário Fernandes já ocorreu com Souza. A saída jovem para um time europeu, quando confirmada, irá unir ambos. Souza trocou o Vasco pelo Porto com 21 anos, mesma idade de seu colega de time. Por isso, ele aconselha Mário a jogar no velho continente, em um campeonato 'fácil' que é o russo.

O Grêmio aguarda um documento do CSKA para confirmar a venda de Mário Fernandes. O jogador, porém, não deixa Porto Alegre agora, mas em agosto. O time tricolor irá lucrar 50% do montante da transação, ou seja, 7 milhões de euros.

"É uma experiência boa. Ele vai conhecer outra cultura, outro futebol. Se for, vai ser muito bom para ele. A vida é feita de escolhas, e ele está fazendo uma. Não pode perder esta oportunidade financeira. Se isso se concretizar será bom para todos. Ele vai gostar da Rússia", disse Souza.

Souza não teve problemas de adaptação. O jogador chegou ao Porto durante a pré-temporada do clube em 2010 e acabou se ambientando rapidamente. Por atuar em Portugal, Souza não teve problemas com idioma, algo que será bastante complicado para Mário.

"Ele é um jogador muito qualificado, um cara humilde, uma pessoa muito boa. Acompanhei o Brasileirão do ano passado mesmo fora do país e vi muitos jogos dele. Tem tudo para se dar muito bem lá", comentou.

Pelo time português, o volante disputou vários jogos no país que receberá Mário. O duelo com o Spartak Moscou, em 2011, por exemplo, venceu por 5 a 2. Segundo Souza, o campeonato local não é tão forte.

"Joguei muitas vezes lá, não é como em outros lugares da Europa. É mais força física, menos dinâmica de jogo. O pessoal tem a cintura dura, não tem muita qualidade. Jogamos contra o Spartak, que é um clube grande, e fizemos 5 a 2 lá na Rússia, por exemplo. Não é um campeonato tão difícil como no resto do continente. O Mário pode se destacar pela qualidade que tem", finalizou.

A direção gremista pretende confirmar a negociação de Mário Fernandes tão logo chegue o documento esperado do CSKA. Enquanto isso, o elenco se prepara para as semifinais do segundo turno do Campeonato Gaúcho. O jogo será contra o Universidade, sábado, às 16h, no Olímpico.