Topo

Sem moral no mercado, Fla recorre a 'figurinhas repetidas' para reforçar elenco

Ibson, Adriano, Renato Augusto e Juan sempre aparecem na lista de prováveis reforços - Arte UOL
Ibson, Adriano, Renato Augusto e Juan sempre aparecem na lista de prováveis reforços Imagem: Arte UOL

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/04/2012 06h10

Para cada fracasso do Flamengo em uma competição, um pacote de reforços de peso é prometido pela diretoria ao torcedor, que sempre espera por dias melhores. Desta vez, após as eliminações no Carioca e na Libertadores, não foi diferente e uma verdadeira reformulação no elenco foi citada. No entanto, sem dinheiro e com o prestígio abalado no mercado da bola, o rubro-negro se vê obrigado a recorrer a "figurinhas repetidas" que já perderam as contas de quantas vezes foram especuladas no clube. E as tais mudanças nem sempre acontecem.

VEJA A SITUAÇÃO DE CADA JOGADOR

Adriano passou por nova cirurgia no tendão calcâneo e deve assinar com o Flamengo após a recuperação total da lesão no pé esquerdo
Jogador tem acerto verbal com o Flamengo e aguarda apenas final da participação do Santos no Paulista e na Libertadores para assinar
Renato Augusto foi sondado por diversas vezes. Diretoria admite nova tentativa, mas altos valores podem impedir a negociação em mais uma oportunidade
Juan recebeu um dirigente do Fla na Itália, escutou a proposta, mas preferiu ficar na Roma até o final do contrato, em junho/2013. Fla promete nova tentativa

A exemplo de outras temporadas, os nomes do atacante Adriano, dos meias Ibson e Renato Augusto e do zagueiro Juan encheram a torcida de esperança e foram confirmados pela diretoria que estavam sendo negociados. Com um vínculo afetivo junto ao clube, os jogadores são as opções que restam em um mercado com as portas cada vez mais fechadas. Contudo, apenas o Imperador e o meia do Santos devem vestir a camisa rubro-negro na sequência da temporada.

As outras negociações em curso acabaram sofrendo com o descrédito do clube no mercado. Com problemas recorrentes de pagamentos e sem a garantia de uma receita oriunda de um patrocinador master, o Flamengo encontra muita resistência na hora de conversar com outros jogadores.

"Nos falamos por telefone, sentamos para conversar, mas o Flamengo perdeu a força que tinha no mercado. Infelizmente, está difícil levar uma negociação com eles. Sempre tem um problema. Além do que as seguidas notícias de pagamentos atrasados e imbróglios judiciais com jogadores afastam possíveis reforços. O clube ficou sem moral no mercado nos últimos tempos", disse um empresário que pediu para não ser identificado por medo de represálias em futuras negociações com o clube carioca.

Homem forte da diretoria e um dos responsáveis pelas negociações em curso, o vice presidente de relações externas do Flamengo, Walter Oaquim, confirmou as dificuldades para contratar e as opções por jogadores que possam reforçar o clube pelo laço afetivo construído no passado.

"As receitas estão escassas e precisamos dar um jeito na hora de negociar. Acaba que recorremos a esses nomes, até porque a ligação deles com o Flamengo já ajuda muito. Damos um bom passo de início, depois partimos para a parte mais concreta da conversa. São nomes que a torcida está cansada de escutar, mas, desta vez, vamos tentar uma resposta positiva", prometeu o dirigente, comprovando a linha de pensamento da cúpula rubro-negra.

Figurinha antiga de volta ao "álbum"

Ex-integrante da conhecida lista de prováveis reforços do rubro-negro, Vagner Love deixou de ser promessa e virou realidade no início desta temporada. O jogador, que via seu nome envolvido em especulações desde que deixou o Flamengo, em 2010, enfim retornou ao clube e virou exemplo para os dirigentes. "Queremos fazer como fizemos com o Love. Vamos buscar esses jogadores que sempre demonstraram interesse em voltar ao nosso clube", encerrou Walter Oaquim.