Topo

Léo Gago evita brincadeiras sobre artilharia para não pressionar atacantes do Grêmio

Leo Gago homenageou sua esposa, grávida de dois meses, ao comemorar gol contra o Fortaleza - Lucas Uebel/Vipcomm
Leo Gago homenageou sua esposa, grávida de dois meses, ao comemorar gol contra o Fortaleza Imagem: Lucas Uebel/Vipcomm

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

12/05/2012 09h45

Volante marca, atacante faz gols. Esta obviedade do futebol não é tão seguida assim no Grêmio. Mesmo que Moreno e Kleber sejam os artilheiros do ano, um intruso aparece logo em terceiro na lista: Léo Gago. Famoso pelo potente chute, o marcador diz evitar brincadeiras com os companheiros da frente para não soar como pressão.

Léo sorri quando ouve a expressão "volante artilheiro". Mas os gols sempre estiveram presentes em sua carreira. Coritiba, Vasco, Avaí, Paraná Clube, todos já contaram com os chutes de fora da área, faltas ou pênaltis bem cobrados pelo jogador.

No entanto, ele evita se empolgar em demasia. Autor de seis gols e três assistências na temporada, o último contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil, ele sequer brinca com os companheiros para que não o interpretem mal.

"Não é legal brincar assim. Até porque pode soar como uma pressão dentro do grupo, ou parecer que eu pretendo ser mais que eles. Num eventual lance, eu posso tentar o chute e errar em vez de dar o passe. Daí vão dizer que eu quero ser artilheiro. Corro lá atrás para que eles possam fazer o gol. Claro que quando a oportunidade surgir, como tem surgido, eu posso tentar", disse Gago.

A consciência ao explicar as razões para não tocar muito no assunto exemplifica bem a atitude de Léo em campo. Ele é sério, marca forte e busca sempre fazer o mais simples. Assim tem obtido sucesso e se mantém titular da equipe desde o começo do ano. Indicado por Caio Júnior, ele não perdeu status nem com a troca no comando técnico.

"Eu treino muito para isso. As faltas, por exemplo, sempre depois dos treinamentos o Luxemburgo pede para eu e o Fernando ficarmos trabalhando. Tem que treinar para cada vez melhorar mais", finalizou.

O Grêmio trabalha em dois turnos neste sábado. O próximo compromisso será na quinta-feira, contra o Bahia, pelas quartas de final da Copa do Brasil, em Salvador, às 21h.