Topo

Grêmio se desfaz de laterais do elenco, fica sem opções e se obriga a contratar

Lúcio poderia ser opção para lateral, mas foi dispensado e hoje defende o Náutico - Neco Varella/Agência Freelancer
Lúcio poderia ser opção para lateral, mas foi dispensado e hoje defende o Náutico Imagem: Neco Varella/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

23/05/2012 10h10

O Grêmio começou a temporada com quatro laterais esquerdos no elenco. Lúcio, Julio Cesar, Bruno Collaço e Dener disputavam uma posição no time. No entanto, o clube resolveu se desfazer da maioria deles. Agora, com a lesão de Julio, a posição será ocupada por Pará, que é lateral direito e está improvisado. Enquanto isso outro atleta da posição deve ser contratado.

Lúcio foi dispensado, Bruno Collaço emprestado ao Goiás e nem mesmo Dener seria aproveitado - tanto que acabou disputando o primeiro semestre no Veranópolis. Julio, único remanescente e detentor de toda confiança do clube, acabou se lesionando e ficará afastado durante quatro meses.

Para suprir a ausência que surgiu fruto das negociações dos jogadores que estavam no Olímpico, o Grêmio já corre atrás de reforços. E contratar tem sido algo que a agremiação faz muito em 2012. Contando Renato Camilo - zagueiro que chega para o time Sub-20 - já foram 17 jogadores para a temporada.

Mas nenhum lateral esquerdo. Em 2011, quando Julio chegou, o diretor executivo de futebol, Paulo Pelaipe, já admitia a dificuldade em encontrar opções de qualidade para a função.

A todo momento se repete no Olímpico que Pará pode ser fixado por ali. Sua posição de origem é a lateral direita, mas desde sua chegada ele diz que pode atuar na esquerda ou ainda no meio. O técnico Vanderlei Luxemburgo - que indicou esta contratação - já definiu que atualmente o ex-santista é titular absoluto.

Com Dener reintegrado após empréstimo, restam dois atletas, portanto, para o flanco canhoto. Até que o clube gaúcho consiga efetivar a 18ª contratação para o ano. Que não deve ser a última.