Topo

Sérvia luta com a Fifa para Kosovo não disputar amistosos

Das agências internacionais

Em Belgrado (Sérvia)

23/05/2012 11h57

Um dia após liberar Kosovo para disputar amistosos, a Fifa anunciou que vai reconsiderar a permissão graças a um pedido da Federação de Futebol da Sérvia (FSS), que alegou que a medida foi tomada sem consultarem a Uefa e a própria entidade.

O presidente da FSS, Tomislav Karadzic, afirmou que se reuniu em Budapeste com o presidente da Uefa, Michel Platini, e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e decidiram agendar uma reunião de emergência para reavaliar a permissão. O encontro será em 31 de maio, em Zurich, na Suíça.

O dirigente sérvio mostrou esperança para uma virada de mesa. Na visão dele, Kosovo não se juntará a Fifa, pois o estatuto só permite essa possibilidade para países reconhecidos internacionalmente pela ONU.

O Kosovo declarou sua independência da Sérvia em fevereiro de 2008, e tem procurado ligações com federações esportivas internacionais na sua luta para ser oficializado como um Estado.

Do outro lado, o presidente da Federação de Futebol de Kosovo, Fadil Vokri, defende que a permissão deve ser mantida, uma vez que “a Fifa mostrou que é uma organização dedicada ao desenvolvimento do futebol e não a limitação das pessoas envolvidas no esporte”.

“Agora nossos filhos podem jogar futebol como as crianças de todo o mundo e não existe mais nenhum obstáculo para voltarem a jogar em seu país”, disse Vokri, lembrando que alguns jogadores defenderam a Albânia, Suíça, Suécia e Finlândia, já que o país “não existia”.