Topo

Fifa quer que árbitros sejam submetidos a exames anti-doping

Das agências internacionais

Em Budapeste (Hungria)

24/05/2012 09h18

 

Eles são criticados, acusados de não enxergarem bem ou estarem fora de forma. Mesmo assim os árbitros poderão em breve passar por exames anti-doping. Pelo menos é isso que querem os chefes médicos da Fifa mesmo que não haja indícios de casos de doping entre os juízes das partidas.
 
"Nós temos que considerar os árbitros como parte do jogo", disse o médico chefe da Fifa, Jiri Dvorak, nesta quinta-feira em um congresso médico, em Budapeste. Atualmente, os árbitros são submetidos apenas a exames físicos
 
"Começamos a discutir isso e podemos incluir no futuro. Não temos indícios que isso seja um problema mas é algo que precisamos ficar atentos".
 
Já Michel D'Hooghe, que há tempos é o diretor do Comitê médico da Fifa, coloca os juízes no mesmo patamar que os jogadores de futebol. "O árbitro é um atleta no campo então eu acho que ele tem que ser submetido às mesmas regras".
 
Howard Webb, árbitro da final da última Copa do Mundo, também se mostrou favorável à decisão. "Não acho que seja um problema para nós [árbitro] porque não estamos competindo. Se é algo que a Fifa quer estamos de acordo. Se isso mostra que todos envolvidos estão limpos, então é assim que ter que ser feito".