Topo

Atuação de Rafael contra os EUA abre vaga a maior de 23 anos na Olimpíada e beneficia Hulk

Hulk, ao centro, concorre com Jefferson à terceira vaga para os maiores de 23 anos - Reuters
Hulk, ao centro, concorre com Jefferson à terceira vaga para os maiores de 23 anos Imagem: Reuters

Bruno Thadeu

Do UOL, em Washington (Estados Unidos)

31/05/2012 06h10

Mano Menezes tratava a posição de goleiro como um lugar para atleta experiente. Uma das três vagas a “veteranos” para a Olimpíada estava cotada para o setor. A atuação de Rafael na goleada da seleção brasileira contra os Estados Unidos por 4 a 1 rendeu elogios do treinador e beneficiou diretamente Hulk, o mais próximo de entrar na cota dos mais de 23 anos nos Jogos Olímpicos.

Rafael jamais havia entrado em campo pela seleção brasileira. Na goleada em Washington, o goleiro do Santos fez três grandes defesas, todas no segundo tempo, quando os anfitriões pressionaram em busca do segundo gol.

"Era a estreia do Rafael na seleção brasileira. Uma estreia sempre traz uma preocupação individual e coletiva para quem comanda. E ele sempre deu respostas positivas quando foi exigido assim como no Santos. Vamos esperar que ele continue assim”, comentou Mano.

A participação destacada de Rafael encerra o período de Mano de observações na posição de goleiro. Desde que assumiu a seleção, depois da Copa do Mundo de 2010, o treinador relacionou 10 goleiros, quatro deles com idade olímpica: Rafael, Renan, Gabriel e Neto.

Também receberam oportunidades Júlio César, Victor, Fabio, Gomes, Diego Alves e Jefferson.

Thiago Silva e Marcelo têm vagas asseguradas à Olimpíada. Jefferson e Hulk são os mais fortes candidatos à terceira vaga.