Topo

Fla vive calvário na lateral esquerda e busca solução para rodízio na posição

Improvisado, Wellington será a 8ª opção testada na esquerda em dois anos e meio - Alexandre Vidal/ Fla Imagem
Improvisado, Wellington será a 8ª opção testada na esquerda em dois anos e meio Imagem: Alexandre Vidal/ Fla Imagem

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

31/05/2012 06h10

A escalação de Wellington Silva no amistoso desta quinta-feira, contra a seleção estadual do Piauí, reflete bem um dos principais problemas do elenco do Flamengo. Acostumado com a função de ala direita, o jogador será improvisado e se tornará a solução momentânea para uma posição que vive um calvário há quase três anos: a lateral esquerda.

Com Magal machucado e Rodrigo Alvim sem prestígio no elenco, será o recém-contratado lateral de 24 anos o responsável por diminuir o prejuízo de uma posição questionada desde o título brasileiro de 2009. Em cerca de dois anos e meio, esta será a oitava tentativa do rubro-negro de buscar uma solução para o lado esquerdo no campo.

OITO JOGADORES TESTADOS NA LATERAL ESQUERDA EM QUASE TRÊS ANOS

Juan - após o título de 2009, caiu bruscamente de produção e iniciou a série de problemas. Deixou o Flamengo no fim de 2010Ronaldo Angelim - zagueiro de origem, foi mais uma opção testada em 2011. Não deu certo na esquerda
Rodrigo Alvim - reserva em 2010, ganhou oportunidades, mas não correspondeu. Segue no elenco, mas totalmente sem prestígioJúnior César - contratado em 2011 como solução, decepcionou com Luxa e já saiu do clube
Egídio - apontado como titular após a saída de Juan do clube, em 2010, não conseguiu se firmar e foi emprestado mais uma vez em 2011Magal - aposta para 2012, não conseguiu convencer nas poucas chances que teve no time rubro-negro
Renato Abreu - por ser canhoto, foi testado para "tapar o buraco". Não funcionou bem e voltou para o meio-campo após poucos jogosWellington - contratado para a ala direita, será testado na esquerda enquanto o time não contrata um lateral

Mesmo com pouco tempo de trabalho, o técnico Joel Santana detectou rapidamente o problema em sua quinta passagem pelo Flamengo. Segundo o treinador, a falta de continuidade de um jogador na posição atrapalha o entrosamento do time e, principalmente, o desempenho da defesa.

"Não gosto de falar sobre trabalho de quando não estou aqui, mas esse rodízio sem fim que já acontece há alguns anos atrapalha. Eu, por exemplo, já estou testando a quarta opção por ali e está difícil. A falta de um 'dono' para aquela posição atrapalha a defesa. O defensor precisa conhecer bem o seu lateral para se posicionar, o que não está acontecendo", avaliou o treinador.

SOLUÇÃO DO LADO ESQUERDO DO FLA

  • Photocamera

    Ramon, do Corinthians, chegará ao Flamengo após a Libertadores como solução para a lateral do time

Em três meses, Joel testou Júnior César, Magal e Rodrigo Alvim. O último, conhecido mais pela amizade com Ronaldinho do que pelo desempenho nos gramados, nem sequer entrou em campo de maneira oficial. Com os três laterais e mais Wellington Silva, já são oito jogadores experimentados pelo lado esquerdo.

Antes disso, Juan, Egídio, Renato Abreu e Ronaldo Angelim passaram por lá. O primeiro, viveu em 2010 seus piores momentos com a camisa do Flamengo e viu o clube iniciar a busca por soluções. O segundo, que voltava de empréstimo, não agradou, bem como o meia e o zagueiro, que não tiveram sucessos atuando improvisados.

Ramon chega como salvação

Com um acerto verbal com o Flamengo, o lateral esquerdo Ramon, atualmente no Corinthians, aguarda apenas o fim da participação do time paulista na Copa Libertadores para se apresentar ao rubro-negro. Emprestado até o fim de 2013, o jogador chega como solução para os problemas e terá trabalho para evitar que o rodízio continue e o clube complete a casa decimal em três anos de busca por um lateral esquerdo.