Atores franceses clamam pelo fim do extermínio de cachorros na Ucrânia antes do início da Euro
Os atores franceses Brigitte Bardot e Alain Delon pediram nesta sexta-feira ao corregidor de Járkov, cidade que fica no leste da Ucrânia, para que parem com o extermínio de cachorros de rua. A erradicação está sendo feita para que o país fique "limpo" antes do início da Eurocopa.
"Nós o pedimos que cesse imediatamente esse assassinato imundo para permitir que a Ucrânia tenha a imagem de um país civilizado e humano que, por nossa culpa e responsabilidade, está se perdendo", disseram os atores em uma carta enviada a Genadiy Kernes e publicada pela Fundação Brigitte Bardot.
"Se isso nos dá vergonha? Uma vergonha que dá volta no mundo! A vergonha de exterminar e envenenar com total ilegalidade os cachorros perdidos devido essa ridícula Eurocopa", escreveram os dois amigos. Nos últimos anos, as autoridades ucranianas iniciaram uma campanha para o extermínio massivo dos animais, envenenando-os ou os queimando vivos.
Em novembro do ano passado, Bardot já havia falado com o chefe do Estado ucraniano para "parar os assassinatos de cachorros e as fogueiras onde são queimados vivos". Já o Ministério Ucraniano de Ecologia pediu às autoridades locais que conduzissem os cachorros perdidos aos centros especiais.
O ataque de cachorros se tornou um problema no país. Em 2010 foram registrados 2.800 ataques desses animais somente na capital, Kiev. A Eurocopa será disputada na Ucrânia e Polônia a partir do dia 8 de junho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.