Topo

Atores franceses clamam pelo fim do extermínio de cachorros na Ucrânia antes do início da Euro

Ao lado de Alain Delon, Brigitte Bardot clama pelo fim do extermínio de cachorros na Ucrânia - AP
Ao lado de Alain Delon, Brigitte Bardot clama pelo fim do extermínio de cachorros na Ucrânia Imagem: AP

Das agências internacionais

Em Paris (França)

01/06/2012 13h41

Os atores franceses Brigitte Bardot e Alain Delon pediram nesta sexta-feira ao corregidor de Járkov, cidade que fica no leste da Ucrânia, para que parem com o extermínio de cachorros de rua. A erradicação está sendo feita para que o país fique "limpo" antes do início da Eurocopa.

"Nós o pedimos que cesse imediatamente esse assassinato imundo para permitir que a Ucrânia tenha a imagem de um país civilizado e humano que, por nossa culpa e responsabilidade, está se perdendo", disseram os atores em uma carta enviada a Genadiy Kernes e publicada pela Fundação Brigitte Bardot.
 
"Se isso nos dá vergonha? Uma vergonha que dá volta no mundo! A vergonha de exterminar e envenenar com total ilegalidade os cachorros perdidos devido essa ridícula Eurocopa", escreveram os dois amigos. Nos últimos anos, as autoridades ucranianas iniciaram uma campanha para o extermínio massivo dos animais, envenenando-os ou os queimando vivos.
 
Em novembro do ano passado, Bardot já havia falado com o chefe do Estado ucraniano para "parar os assassinatos de cachorros e as fogueiras onde são queimados vivos". Já o Ministério Ucraniano de Ecologia pediu às autoridades locais que conduzissem os cachorros perdidos aos centros especiais.
 
O ataque de cachorros se tornou um problema no país. Em 2010 foram registrados 2.800 ataques desses animais somente na capital, Kiev. A Eurocopa será disputada na Ucrânia e Polônia a partir do dia 8 de junho.