Topo

Benfica não esquece "caso Danilo" e endurece empréstimo de 4 dias para Kardec no Santos

Empréstimo de Kardec termina dia 30 de junho, 4 dias antes da final da Libertadores - Junior Lago/UOL
Empréstimo de Kardec termina dia 30 de junho, 4 dias antes da final da Libertadores Imagem: Junior Lago/UOL

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

01/06/2012 06h00

O Santos enfrenta problemas para resolver a situação do atacante Alan Kardec. O jogador pertence ao Benfica, de Portugal, e está emprestado ao time alvinegro até 30 de junho, quatro dias antes da decisão da Copa Libertadores da América.

Os portugueses endureceram a negociação e não demonstram interesse em prorrogar o empréstimo. O UOL Esporte apurou que os dirigentes do Benfica não esqueceram a negociação frustrada com o lateral direito Danilo na temporada passada.

Na ocasião, o Benfica iniciou as negociações por Danilo, e tinha praticamente fechado o acordo por 10 milhões de euros. No entanto, o Santos aceitou uma oferta de “última hora” do Porto, que pagou 13 milhões de euros e ficou com o atleta.

“Espero que não (influência por conta da negociação de Danilo). São dois clubes de grandes tradições. Não fica bem pensar assim, é uma relação boa, de grandes clubes”, afirmou o vice-presidente do Santos, Odílio Rodrigues.

O Santos alega que fez uma boa proposta para os portugueses prolongarem o empréstimo até o término da competição continental, mas não fez nenhuma oferta para comprar o jogador em definitivo.

“Seria interessante (proposta para o Benfica), fizemos a proposta e estamos esperando. A proposta é só para prorrogar até o fim da Libertadores, caso a gente passe pelo Corinthians. Outras propostas só para depois da competição”, disse o dirigente.

A multa rescisória de Alan Kardec está estipulada em 30 milhões de euros (aproximadamente R$ 75 milhões). No entanto, os portugueses, que não aceitam renovar o empréstimo, pediram 6 milhões de euros (cerca de R$ 15 milhões) para negociar Alan Kardec em definitivo com o Santos.

Apesar de correr o risco de desfalcar o Santos em uma hipotética final da competição continental, Kardec promete não forçar sua saída do clube português para permanecer na Vila Belmiro.

"Se eu tiver que dar a minha palavra final, eu prefiro ficar no Santos. Mas, de qualquer forma, não vou brigar com o Benfica. Eu não saí brigado do Benfica e, se eu tiver que voltar, vou voltar, e sei que minha multa contratual é muito alta", disse Kardec.