Topo

Com empréstimo de Wendel, Palmeiras reforça maratona nos três únicos volantes do elenco

Marcos Assunção está entre os jogadores que mais atuaram pelo Palmeiras no ano - Hedeson Alves/VIPCOMM
Marcos Assunção está entre os jogadores que mais atuaram pelo Palmeiras no ano Imagem: Hedeson Alves/VIPCOMM

Do UOL, em São Paulo

01/06/2012 06h00

A chance do volante Wendel receber uma chance nos próximos jogos do Palmeiras terminou. Na quinta-feira, o alviverde acertou o empréstimo do jogador, que foi observado em treinos ao longo da semana, para o Grêmio Barueri. Por isso, Marcos Assunção, Márcio Araújo e João Victor, únicos jogadores que Felipão tem à disposição para a posição, tendem a continuar vivendo uma maratona na temporada.

PALMEIRAS CEDE WENDEL AO BARUERI

  • Fernando Santos/Folha Imagem

    Depois de ganhar uma oportunidade no treino durante a semana e aparentemente não agradar Luiz Felipe Scolari, o volante Wendel foi emprestado ao Grêmio Barueri até o fim do ano.

Os três volantes estão entre os jogadores que mais atuaram pelo Palmeiras na temporada. Em 2012, o time paulista disputou 30 jogos, e Márcio Araújo, com 29, foi aquele mais vezes foi a campo. Marcos Assunção, com 27, e João Vitor, com 25, estão entre os cinco primeiros na lista.

Entre eles, aparecem apenas o lateral esquerdo Juninho, que disputou 27 partidas, e o zagueiro Henrique, que jogou 26 neste ano.

Um revezamento entre os três se tornou difícil porque João Vitor, que começou a temporada na reserva, ganhou a confiança de Felipão atuando aberto na direita. A capacidade que o jogador tem para atacar e defender no setor conquistou o treinador, que tem escalado o volante à frente de Assunção e Araújo.

A formação começou a ser testada em clássicos no Paulistão. Após a vitória por 2 a 1 sobre o Santos e o empate por 3 a 3 com o São Paulo, João Vitor passou a ser mais usado.

Das 30 partidas do Palmeiras no ano, 15 tiveram Assunção, Araújo e João Vitor juntos. Em outras 14, ao menos dois deles jogaram.

A única exceção foi o empate por 2 a 2 com o Comercial, na última rodada da primeira fase do Paulistão, quando Chico, já negociado com o Coritiba, foi titular ao lado de Assunção.

Além de Chico e do trio de “maratonistas” do Palmeiras, o único volante que foi titular do alviverde no ano foi Wesley, principal reforço do clube para a temporada. No entanto, o jogador disputou apenas quatro jogos antes de se machucar e deve voltar aos campos somente no segundo semestre.