Topo

Santos confirma saídas de Kardec e Rentería, e presidente promete apostar mais na base

Benfica pede Alan Kardec de volta e atacante não permanecerá no Santos em 2012 - Leonardo Soares/UOL
Benfica pede Alan Kardec de volta e atacante não permanecerá no Santos em 2012 Imagem: Leonardo Soares/UOL

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

21/06/2012 20h04

O Santos perdeu dois de seus atacantes para a sequência desta temporada. A diretoria santista confirmou nesta quinta-feira as saídas de Alan Kardec e Rentería. Apesar da intenção de manter Kardec, os dirigentes não conseguiram renovar o empréstimo e nem adquirir os direitos econômicos e federativos do atacante em definitivo.

O presidente do Santos, Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro, avisou que o clube mudará o foco em relação à formação do elenco. O dirigente alega que o clube valorizará mais os atletas das categorias de base e não fará grandes investimentos em relação a contratações.

“O Benfica não quis renovar o empréstimo e não tínhamos mais nada a fazer. Vamos fazer uma reflexão. Não é caso do Santos investir em um jogador como o Kardec, já que o clube joga o preço lá em cima. O foco tem que ser outro. Vamos dar mais chances para os garotos e olhar mais para a base”, afirmou Luís Álvaro.

O Benfica, de Portugal, que detém os direitos do jogador, não aceitou emprestá-lo novamente. Apesar da multa rescisória do atacante estar avaliada em 30 milhões de euros, os portugueses reduziram o valor e pediram 6 milhões de euros para negociá-lo com o Santos.

Já o colombiano Rentería não permaneceu no clube por decisão da comissão técnica e diretoria do Santos, que não tinham o interesse em mantê-lo para o restante da temporada. O contrato de empréstimo de Renteria venceu nesta semana e não será renovado, já que o atacante não teve êxito em sua passagem na Vila Belmiro. "Não tínhamos o interesse em mantê-lo no elenco", disse Luís Álvaro.

Além de Kardec e Rentería, o Santos poderá negociar Borges e Elano, atletas que caíram de rendimento e interessam a outros clubes do futebol brasileiro. O camisa 9 está na mira do Cruzeiro, enquanto Elano chegou a receber uma proposta do Atlético-MG, mas não aceitou pois os valores salariais não o agradaram.