Topo

Com ataque em risco, Botafogo pode perder líderes em gols nesta temporada

Herrera e Loco Abreu comandam artilharia do Botafogo nesta temporada: 15 e 12 gols - Fernando Maia/UOL
Herrera e Loco Abreu comandam artilharia do Botafogo nesta temporada: 15 e 12 gols Imagem: Fernando Maia/UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/06/2012 06h05

O momento de incertezas sobre o futuro dos jogadores mais importantes do ataque alvinegro preocupa os torcedores. Com base nas estatísticas do ano de Herrera, Loco Abreu e Elkeson, as notícias sobre as possíveis saídas destes atletas também devem causar dor de cabeça em Oswaldo de Oliveira. O trio lidera o sistema ofensivo alvinegro. Apesar de ter menos chances que o atacante argentino – artilheiro do clube no ano –, Loco e Elkeson também estão em destaque nos números do Glorioso em 2012.

ARTILHEIROS DO BOTAFOGO NESTA TEMPORADA DE 2012

15 GOLS
12 GOLS
7 GOLS

As especulações dominam os bastidores do clube nos últimos dias, mas os jogadores que estão livres dos rumores evitam opiniões sobre possíveis baixas no elenco. “Sabemos que eles são ótimos jogadores e muito importantes para a nossa equipe. No vestiário, não conversamos sobre transferências, e sim sobre jogos, em consertar algumas coisas. Não sabemos quem vai sair e se vai sair. Mas, se acontecer algo, a diretoria vai saber contornar da melhor maneira”, comentou Fellype Gabriel.

Em negociações avançadas para defender o Emirates Football Club Company, Herrera é o principal nome do ataque do Botafogo. O camisa 17 teve grande início de Campeonato Brasileiro e desbancou Loco Abreu. A boa fase do argentino, entretanto, não é recente. Ele é o líder do time em gols e assistências neste ano: soma 15 tentos e sete passes decisivos.

Além do bom aproveitamento, Herrera também tem a boa forma física a seu favor. O atacante participou de 30 jogos do Botafogo nesta temporada. É o jogador que mais defendeu o Alvinegro, ao lado do zagueiro Fábio Ferreira. Envolvido em negociação e sem treinar há dois dias por causa de lesão na panturrilha, o camisa 17 não deve ter condições de jogo contra a Ponte Preta, em partida marcada para as 18h30 deste domingo, no Engenhão.

MAICOSUEL ACERTA COM A UDINESE-ITA

  • AGIF

    O Botafogo já tem a proposta oficial da Udinese, que confirmou a intenção de contratar Maicosuel na manhã desta quinta-feira. Lê, empresário do meia-atacante, está na Itália e assegurou o avanço nas negociações. O agente também se reuniu com dirigentes do clube italiano e chegou a um acordo salarial para o seu cliente. Com isso, Maicosuel aguarda apenas o aval do Glorioso para se despedir dos companheiros.

Superado por Herrera, Loco Abreu é outro nome de destaque no sistema ofensivo que pode abandonar o Botafogo em breve. No início da semana, o uruguaio revelou insatisfação por não ser titular da equipe. Apesar de não estar entre os preferidos de Oswaldo, o camisa 13 ostenta bons números na temporada.

Loco – apesar dos problemas físicos, do tratamento especial planejado pelo Botafogo que o tirou de alguns jogos e das convocações para a Celeste – é o vice-artilheiro da equipe. O uruguaio marcou 12 gols, mas não convence o técnico. O Glorioso aceita liberar o jogador, que tem contrato com o clube até o fim de 2013, com renovação automática de mais seis meses, mas não pretende abrir mão da multa rescisória, de cerca de R$ 9 milhões.

Elkeson é mais um “reserva de luxo” do Botafogo. Apesar de ter sete gols no ano e ser o terceiro melhor do time nessa estatística, o meia-atacante perdeu espaço e encontra dificuldades para recuperá-lo por causa das boas atuações de Vitor Junior e Fellype Gabriel. Elkeson é pretendido por clubes da Europa, mas a proposta do Bologna-ITA – de 4,5 milhões de euros – não agradou e já foi rejeitada.