Topo

Com Ibson em baixa, Fla muda plano por reforços e busca camisa 10 'que resolva'

Ibson ainda não conseguiu mostrar seu melhor futebol desde que retornou ao Flamengo - Alexandre Vidal/ Foto BR
Ibson ainda não conseguiu mostrar seu melhor futebol desde que retornou ao Flamengo Imagem: Alexandre Vidal/ Foto BR

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/06/2012 06h07

A festa na apresentação oficial, as camisa especiais confeccionadas e as declarações de dirigente confirmavam: Ibson era a grande contratação do Flamengo para a temporada. No entanto, pouco mais de um mês após a sua chegada, o jogador não vive seu melhor momento e acabou frustrando a expectativa de parte dos rubro-negros. Ciente disso e com o time em má fase, a diretoria não pensou duas vezes, mudou o planejamento por reforços e agora busca um meia com características de camisa 10 que chegue para resolver as deficiências da equipe da Gávea.

CONFIRA OS NÚMEROS DE IBSON NO BRASILEIRO

FUNDAMENTOMÉDIA
Bolas perdidas4,2
Desarmes6,8
Dribles1,6
Finalizações0,8
Passes errados5,2
Faltas cometidas2
*Números do Datafolha 

Além do rendimento abaixo do imaginado por parte de Ibson, a diretoria também não contava com a saída repentina de Ronaldinho Gaúcho menos de uma semana após a estreia do camisa 7. O fato agravou ainda mais os problemas no meio-campo rubro-negro e acabou expondo a "grande contratação", que não conseguiu dar conta do recado para substituir o ex-camisa 10.

Com apenas cinco jogos no retorno ao clube que o projetou para o futebol, Ibson tem uma participação apenas discreta. Sem marcar nenhum gol e ainda devendo uma grande atuação que justifique o status de sua contratação, o jogador tem 53,3% de aproveitamento pelo Flamengo em 2012, com duas vitórias, dois empates e uma derrota.

Internamente, os dirigentes evitam falar sobre o caso até para não expor Ibson e pressionar o jogador. No entanto, após dizer há pouco mais de um mês que o camisa 7 seria a única grande contratação, o diretor-executivo de futebol do clube, Zinho, já admite que precisa de um meia de armação para solucionar as deficiências ofensivas do Flamengo.

"Precisamos muito de um camisa 10 neste momento. Sabemos disso e estamos trabalhando para poder fechar esse nome. E tem que ser aquele jogador que vai chegar para resolver. Vamos ficar em silêncio e tentar fechar a negociação o quanto antes", resumiu o dirigente.

Vice de finanças sonha com Diego

Apesar da inviabilidade financeira, o primeiro nome que surgiu para ocupar a vaga no meio-campo foi o de Diego, ex-Santos e atualmente no Wolfsburg, da Alemanha. Sonho de consumo do vice de finanças Michel Levy, no entanto, ele dificilmente vestirá a camisa rubro-negra. Além do alto preço pedido pelos alemães pelos direitos econômicos do jogador, o meia recebe um salário considerado fora da realidade rubro-negra. "Não vou fazer loucura", afirmou Zinho, quando questionado sobre o caso.

Com isso, os dirigentes passam a apostar em jogadores do futebol sul-americano, considerados mais baratos. A expectativa é que o novo camisa 10 não só resolva os problemas ofensivos do time como ajude Ibson a alcançar o patamar sonhado pelos rubro-negros. Atualmente fora de posição, jogando como quarto homem de meio-campo, ele seria recuado e poderia exercer a função que desempenhou tão bem em suas outras duas passagens pelo clube.