Topo

Fábio Aurélio repete 'tragédia' de Sorondo e se lesiona antes mesmo de estrear no Grêmio

Um dia antes de fazer a estreia, Fábio Aurélio rompeu o ligamento do joelho direito - Carmelito Bifano/UOL Esporte
Um dia antes de fazer a estreia, Fábio Aurélio rompeu o ligamento do joelho direito Imagem: Carmelito Bifano/UOL Esporte

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

01/07/2012 06h02

Dizem que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Mas o Grêmio em 2012 está mostrando que a tragédia pode muito bem se repetir quase nos mesmos moldes. A exemplo do ocorrido com Sorondo no início do ano, Fábio Aurélio foi contratado gerando expectativa, ignorando o histórico de lesão, e acabou sofrendo do mesmo mal antes de sua estreia.

Estreia e o retorno de Ronaldinho ao Sul

  • Carmelito Bifano/UOL Esporte

    Grêmio e Atlético-MG se enfrentam no domingo, no estádio Olímpico, pela sétima rodada do Brasileiro

As 'tragédias' são semelhantes. O zagueiro uruguaio Gonzalo Sorondo terminou seu contrato com o Internacional e foi anunciado pelo Grêmio antes da abertura da temporada. Motivado pelo novo desafio, o jogador antecipou apresentação ao clube, fez todos exames necessários e assinou contrato de risco.

O vínculo previa rescisão em caso de lesão grave logo de cara. E foi o que aconteceu. O histórico já condenava Sorondo, que quando jogador do Inter havia passado por duas cirurgias no joelhos esquerdo, uma no direito e mais uma fratura na clavícula - além de problemas menores.

Ignorando isso, o jogador foi para a pré-temporada, realizada em Bento Gonçalves, na serra gaúcha. E logo no primeiro treinamento com bola, ao participar de uma ação defensiva, torceu o joelho direito, teve novo rompimento de ligamentos e acabou deixando o clube. Sorondo ainda não definiu ser irá voltar a jogar futebol ou se optará pela aposentadoria. Sem vínculo com o clube, ele realiza recuperação utilizando a estrutura do Grêmio.

Fábio Aurélio foi contratado no início do mês e tinha previsão de estreia para este domingo. O jogador rescindiu com o Liverpool, antecipou estreia e estava visivelmente motivado. Porém, o histórico o traía. Na última temporada ele disputou poucas partidas, em recuperação de quadros clínicos. Na Inglaterra, ele ficou mais de 23 meses parado - em ocasiões distintas - devido a problemas clínicos. Com isso, perdeu praticamente dois anos lesionado.

No treinamento da véspera de sua estreia pelo Grêmio, Fábio foi pular de um carrinho de Marcelo Moreno, e quando tocou com o pé no chão, torceu o joelho. Um exame de imagem, mais tarde, confirmou rompimento no ligamento cruzado do joelho direito. Ele precisará passar por cirurgia e só volta a atuar em 2013.

Ao contrário do uruguaio, o lateral esquerdo não terá contrato rescindido. Mas como no Liverpool, só atuará em metade de seu vínculo com o Grêmio - que vai até dezembro de 2013. Com vencimentos em torno de R$ 240 mil mensais, o jogador irá gerar prejuízo de R$ 1,4 milhões aos cofres gremistas.

Iguais na 'tragédia', Sorondo e Fábio Aurélio só poderão se unir aos tantos torcedores do Grêmio, que acompanharão o time neste domingo, contra o Atlético-MG, no Olímpico, às 19h30. Já o clube reza para que dois seja o máximo de repetições para tamanha falta de sorte.