Topo

Técnico Jorginho conquista primeiro título no Japão ao bater La U nos pênaltis

Jorginho comemora título pelo Kashima, que derrotou a La U e venceu a Copa Suruga - AFP PHOTO / KAZUHIRO NOGI
Jorginho comemora título pelo Kashima, que derrotou a La U e venceu a Copa Suruga Imagem: AFP PHOTO / KAZUHIRO NOGI

Do UOL, em São Paulo

01/08/2012 09h57

Depois do sucesso no comando do Figueirense, em 2011, Jorginho conquistou seu primeiro título como treinador do Kashima Antlers, do Japão. Jogando em casa, o time japonês chegou a abrir 2 a 0 contra a Universidad do Chile (La U), mas cedeu o empate e só pôde comemorar o titulo da Copa Suruga após a disputa de pênaltis, vencida por 7 a 6.

BRASILEIRO JUNIOR DUTRA COMEMORA

  • Um dos 4 brasileiros do elenco, o meia-atacante Junior Dutra postou foto com a taça da Copa

Além do treinador, o time japonês conta ainda com mais quatro brasileiros. Junior Dutra, Renato Cajá e Juninho, além de Alex, naturalizado japonês.

Um dos gols do time nipônico, inclusive, saiu de uma tabelinha brasileira. Ex-jogador de Botafogo e Ponte Preta, Renato Cajá marcou o segundo do Kashima, após boa arrancada de Junior Dutra, ex-Santo André.

"Estou muito feliz pelo título. É uma emoção muito grande, espero que seja só o começo. Fizemos um grande jogo, principalmente no primeiro tempo, quando abrimos uma boa vantagem. Merecíamos vencer, mas pecamos em alguns lances e sofremos o empate", disse Dutra, que a exemplo do treinador conquistou sua primeira taça no Japão.

Foi a terceira conquista seguida de um time japonês na Copa Suruga, que em sua 5ª edição, reúne o campeão da Liga Japonesa contra o campeão da Copa Sul-Americana. Para disputar o torneio, a La U bateu o Vasco na semifinal e a LDU na decisão do ano passado.

Em 2011, o Jubilo Iwata (JAP) já havia vencido o Independiente, da Argentina, nos pênaltis. Nos anos anteriores os vencedores foram: FC Tokyo (JAP), Internacional de Porto Alegre e Arsenal Sarandí (ARG).